Universitários apresentam resultados do projeto de auditoria social nos dias 5 e 6

O projeto de auditoria social do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que envolve mais de 350 estudantes e professores das sete universidades estaduais do Paraná, terá sua primeira fase concluída nos próximos dias 5 e 6 de julho, no Canal da Música, em Curitiba.

O evento de encerramento, dividido em duas etapas, irá apresentar os resultados e debater o futuro do Projeto. No dia 5 de julho, a solenidade contará com a presença de um convidado especial: o jornalista Caco Barcellos, diretor do programa “Profissão Repórter”, da Rede Globo, que fará uma palestra de abertura.

No evento do dia 6 de julho, às 8h30, os participantes do Plano Anual de Fiscalização Social (PAF) vão participar de painéis, apresentando os resultados do trabalho de auditoria social e do desenvolvimento de indicadores de gestão pública municipal, realizados em mais de 110 municípios do Estado.

Os relatórios de auditoria serão referendados pelo plenário do TCE e posteriormente discutidos em audiências públicas nos polos regionais do Paraná. Já os projetos de pesquisa sobre indicadores de gestão Pública municipal serão divulgados e disponibilizados para o uso do gestor público, dos órgãos de controle e de toda a sociedade civil.

“Vamos receber o resultado do trabalho, analisar, submeter aos Conselheiros e depois levar para as comunidades, a fim de sensibilizar aos governos sobre a necessidade da adoção de procedimentos que venham a corrigir erros e práticas administrativas”, explica o presidente do TCE, Fernando Augusto Mello Guimarães.

O projeto, que é inédito no País, apontará resultados de auditorias realizadas em municípios selecionados nas áreas de resíduos sólidos urbanos, aquisição e distribuição de medicamentos e transporte escolar. Também serão apresentados os resultados dos indicadores de gestão pública definidos nas áreas de educação e saúde. Os temas foram sugeridos pelas próprias Universidades.

Participação

“Estamos colocando, em definitivo, a sociedade a participar da fiscalização do correto emprego do dinheiro público, integrando as universidades, os observatórios sociais e as entidades de classe ao trabalho que o TC já realiza. É o primeiro passo para desenvolver, na sociedade paranaense, o princípio de que cada cidadão precisa ser responsável pelo controle da correta aplicação do imposto que paga”, explica o presidente do Tribunal, Fernando Augusto Mello Guimarães.

Participam do projeto as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), de Ponta Grossa (UEPG), e do Norte do Paraná (UENP). Também atuam na auditoria social alunos e professores da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa) e da Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam).