Memória Histórica é tema de evento na Unioeste

O Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT Região Oeste do Paraná (Histedopr) organiza para os dias 13 e 14 de setembro, o II Colóquio de Pesquisa: Arquivos, Instituições Escolares e Memória Histórica, no auditório do Campus de Cascavel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Promover uma reflexão sobre as fontes históricas acerca das Instituições Escolares de Cascavel, conscientizar as autoridades e gestores sobre a importância de organização dos arquivos escolares e discutir a importância da organização dos arquivos escolares e não escolares bem como a preservação das fontes, são os principais objetivos do debate.

Poderão participar do encontro, professores, secretárias, bibliotecárias de escolas municipais e estaduais de Cascavel e região. Além de estudantes de graduação, pós-graduação da Unioeste e demais interessados pelo tema.

O evento conta com o apoio do Mestrado em Educação, Colegiado do curso de Pedagogia e Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), ambos do Campus de Cascavel. Também há parcerias com a Secretaria Municipal de Educação de Cascavel, Núcleo Regional de Ensino (NRE) e Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas de forma gratuita, pelos e-mails Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. O número total de vagas não ultrapassa 350. Haverá emissão de certificados, com carga total de 20 horas, somente para quem frequentar até o final do evento, ou no mínimo ter igual ou superior a 75% de participação.

Programação

A abertura da série de programações será realizada no dia 13, às 8h30. A partir das 9 horas, haverá uma palestra ministrada pela professora doutora Maria Isabel Moura Nascimento da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), denominada “História da Educação: a pesquisa em Instituições escolares no Paraná. Também até as 22 horas haverá exposição de painéis no Campus.

Das 13h30 às 17 horas, o palestrante será o professor doutor Vander Piaia que abordará o tema “História e memória na região Oeste do Paraná”.

No dia seguinte, a programação inicia às 9 horas com a palestra “Preservação da documentação histórica” proferida pela professora doutora Maria Carolina Bovério Galzerani, que é também diretora do Centro de Memória da Universidade de Campinas (Unicamp). Da mesma forma que o dia anterior, haverá exposição de painéis acerca do assunto.

Durante a tarde a mesa de discussão “Os desafios da pesquisa em arquivos escolares e não escolares”, coordenado por João Carlos da Silva e com os seguintes convidados especiais: Jehnny Zélia Kalb Facchi, Lidiane Maciel Muffato, Maria Valdeny Ferreira Gomes, Valdecir Antonio Nath e Vera Lúcia Ruiz Rodrigues da Silva.