Central de Notícias

Pgeagri organiza palestra pública

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (Pgeagri), promove nesta quarta-feira, (15.08), às 17 horas, no Prédio de Desenvolvimento de Protótipos, auditório da Pgeagri, no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) palestra pública sobre “Produção de hidrogênio em reator anaeróbico de leite fixo e fluxo ascendente tendo como substrato água residuária de fecularia”.

 O tema da palestra será abordado pela mestranda do Programa, Cristiane Lurdes Andreani e, para as inscrições é necessário enviar o nome completo para o e-mail: semináEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. A prioridade das vagas é definida por ordem de inscrição. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3220-3250 com os professores Divair ou Silvia.

 A palestra

O hidrogênio é uma alternativa energética promissora e tem recebido a atenção do mundo nos últimos anos. É um combustível limpo, facilmente utilizável em células combustíveis para geração de eletricidade e que pode proporcionar rendimento energético 2,75 vezes superior ao dos hidrocarbonetos. Materiais orgânicos são substratos potenciais para geração de bio hidrogênio, devido a sua disponibilidade, abundância, baixo custo e alta biodegradabilidade.

 Nesse contexto, a aplicação da água residuária do processamento de mandioca como substrato para produção de hidrogênio pode ser vantajosa, pois agrega valor a um resíduo potencialmente poluidor através de seu uso como fonte de energia. Buscando aliar o tratamento de efluentes à produção de energia limpa e renovável, esse trabalho tem como principal objetivo avaliar o desempenho de dois reatores de leito fixo e fluxo ascendente na digestão anaeróbia do efluente líquido de fecularia tendo em vista a produção biológica de hidrogênio.

 Confeccionados em pexiglas, cada reator possui 75 centímetros de altura e volume útil de 3 litros. Como meio suporte será utilizado polietileno de baixa densidade e bambu. Os reatores serão operados em modo contínuo e submetidos à TDH que variam entre 4 h e 0,5 h. Dessa forma, pretende-se avaliar os efeitos da diminuição do TDH sobre os parâmetros relacionados ao desempenho e a influência do material suporte na fixação e seleção dos microrganismos produtores de hidrogênio.

 Palestrante

 Cristiane Lurdes Andreani é formada em Ciências Biológicas – Licenciatura, pela Unioeste, desde 2006. Pós-graduada em Educação e Gestão Ambiental pelo Esap (2009), bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo projeto de Tratamento anaeróbico de manipueira em reator horizontal de fluxo contínuo de fase única, no Laboratório e em Escala Pilto pelo Pgeagri (2009). Atualmente, é mestranda do Pgeagri, da Unioeste.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.