Campus de Toledo recebe recursos para obras de infraestrutura

A direção do Campus agradeceu a deputados pela ajuda na captação de recursos financeiros

O Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu recursos provenientes do Fundo Paraná no valor de R$ 963 mil a serem utilizados em obras de infraestrutura. Recebeu também mais R$ 548.110,00 que serão destinados ao Instituto de Pesquisa em Aquicultura Ambiental (Inpaa).

Os recursos financeiros destinados ao Campus serão aplicados para a conclusão do bloco administrativo, reforma e adequação da rede elétrica de alta tensão dos prédios, instalação de sistema de vigilância para segurança das pessoas e patrimônio. Já o valor repassado ao Inpaa servirá para instalação de sistema de aquecimento de água de tanques.

No último sábado (30.06), em reconhecimento ao apoio na busca pelos recursos financeiros liberados para investimentos na infraestrutura no Campus de Toledo da Unioeste, o diretor-geral do Campus, José Dílson de Oliveira, ofereceu um café da manhã aos deputados Dilceu Sperafico e Duílio Genari. O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, também esteve presente.

Agradecimentos

Os recursos repassados foram solicitados pelo diretor do Campus de Toledo, José Dílson de Oliveira, em outubro do ano passado quando, acompanhado pelo assessor Luis Portela e o coordenador do curso de Engenharia de Pesca, professor Eder Gubiani, esteve na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), oportunidade que apresentou os projetos reivindicando os recursos financeiros ao secretário Alípio Leal.

Agora, depois de recebido o montante, o diretor do Campus recebeu os deputados com um café da manhã como forma de agradecimento, uma vez que a solicitação para esta agenda com a Seti foi feita pelo deputado federal Dilceu Sperafico, contando com o apoio do deputado estadual Duílio Genari.

Os dois deputados reforçaram ao Secretário a necessidade de viabilizar os investimentos no Campus, tendo em vista as demandas internas quanto à realização de atividades, tanto administrativas quanto de ensino, pesquisa e extensão, beneficiando toda a coletividade universitária e a sociedade da região de Toledo.

Segundo Luis Portela, os recursos são bem-vindos e os benefícios serão vários, como espaços para gabinetes de professores, dependências para abrigar projetos desenvolvidos no Campus, novas dependências para a área administrativa, salas de aula e banheiro.

Os deputados Dilceu Sperafico e Duílio Genari e o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, que também prestigiou o encontro, destacaram a importância da Unioeste para Toledo e região.  “Nós sabemos a importância da Universidade e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para trazermos recursos para a Unioeste”, garantiu Sperafico.

Recursos

De acordo com a Seti, o Fundo Paraná apoia programas e projetos de pesquisas institucionais, vinculados ao desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, que atendam aos critérios e normas definidas na Política Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O Fundo Paraná é administrado pela unidade gestora, vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O fundo é formado por 2% da receita tributária estadual. Por lei, os recursos são distribuídos até o limite de 50%, a programas e projetos estratégicos de órgãos e entidades públicas e privadas. Do restante, até 30% são aplicados na Fundação Araucária, para o fomento a projetos individuais de pesquisa científica, à formação de recursos humanos e à instalação de instituições científicas públicas e privadas; e até 20% são aplicados no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para a certificação de produtos e o apoio a projetos de desenvolvimento tecnológico.