Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras apresenta primeiras dissertações

O Programa de Pós-Graduação, stricto sensu, em Sociedade, Cultura e Fronteiras, nível de Mestrado, oferecido no Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou suas primeiras defesas de dissertação neste mês de março e abril. As dissertações são dos dez alunos da primeira turma, que ingressaram no Programa em abril de 2010.

“Trata-se de uma conquista histórica para a Universidade, para o Campus e para o Centro de Educação e Letras”, disse o professor Ivo José Dittrich, coordenador do Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras, ao destacar que academicamente Foz do Iguaçu passa a figurar definitivamente no universo da pós-graduação stricto sensu e, politicamente, a sociedade regional e trans-fronteiriça “tem na Unioeste mais um aporte técnico e científico para compreender seus complexos problemas socioculturais, ao mesmo tempo em que se lhe apontam possíveis alternativas de solução”, aponta.

De acordo com Dittrich, no amplo universo das fronteiras físicas, epistemológicas e culturais, as pesquisas desenvolveram, por exemplo, questões relativas à desapropriação de colonos no Parque Nacional, à multiculturalidade e seus efeitos em Foz do Iguaçu, à exploração do trabalho na região da Ponte, à abordagem do Mercosul pelos jornais da fronteira. “Isso contribuiu para a produção de massa crítica em condições de pensar problemáticas que se situam nas diversas interfaces das sociedades de fronteira”.

Ao mesmo tempo, o coordenador afirma que o Programa cumpre com seu objetivo social, formando seus primeiros mestres (dois deles professores no próprio Campus) para atuação nos diversos níveis de ensino, especialmente o Superior. “Por se tratar de um Mestrado Interdisciplinar, a abordagem dos objetos presume sua complexidade e se concretiza, portanto, nas interfaces de diversas áreas do conhecimento”, explica o coordenador.

Para ele, isso não implica que o Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteiras abandone sua área de formação. “Ao contrário, fortalece-a na medida em que lhe abre diferentes possibilidades de estudo e faz dele um profissional disposto e apto a interagir com diferentes áreas do conhecimento de modo a contemplar os diferentes aspectos do fenômeno que estuda”.

O professor Dittrich observa que o desafio é encontrar na própria comunidade acadêmica a devida ressonância desses fundamentos teórico-metodológicos que norteiam um Programa Interdisciplinar, “mas a expectativa é que os profissionais formados construam sua oportunidade para desenvolverem o potencial de que, agora, estão munidos”, finaliza.

Legendas: Foto 1- Os professores doutores Tarcísio Vanderlinde, o coordenador do Mestrado, Ivo José Dittrich, Lineide Salvador Mosca e a discente do Mestrado Carmen Aparecida.