Pró-Reitoria discute programa de formação de professores

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) vem desde o ano passado ofertando dentro do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) desenvolvido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) cursos de licenciatura.

De acordo com coordenador do Parfor, professor João Carlos da Silva, no mês de  março serão divulgado os cursos a serem ofertados pela Universidade para o segundo semestre de 2012, conforme as demandas por parte das secretarias municipais e das escolas da Rede Estadual da região Oeste, observando o seguinte cronograma divulgado pela Capes: 19/03/2012 a 08/04/2012 - período de pré-inscrição na Plataforma Freire, no endereço: http://freire.mec.gov.br; 09/04/2012 a 23/04/2012 - período de validação das inscrições pelas secretarias de Educação estaduais e municipais; 24/04/2012 a 08/05/2012 - período de seleção dos alunos pelas IES e  09/05/2012 a 23/05/2012 - período de matrícula e inclusão dos matriculados na Plataforma Freire. “Vale lembrar que as turmas serão ofertadas se tiverem no número mínimo de 30 (trinta) alunos. Os concluintes receberão diploma emitido pela Unioeste”, comenta.

Parfor

O Parfor é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação - MEC, em colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de educação superior neles sediadas, tendo como finalidade ministrar cursos superiores gratuitos, presenciais e de qualidade aos professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, de dezembro de 1996.

A partir de 2007, os estados e municípios brasileiros, com a adesão ao Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, elaboraram seus Planos de Ações Articuladas - PAR, contendo diagnósticos dos sistemas locais e as demandas por formação de professores. Por meio do Decreto nº 6.755, de janeiro de 2009, o MEC instituiu a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, com a finalidade de organizar os Planos Estratégicos da formação inicial e continuada, com base em arranjos educacionais acordados nos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente.

Com as demandas por formação organizadas pelos Fóruns Estaduais Permanentes, cada professor deve fazer sua pré-inscrição aos cursos por meio de um sistema informatizado criado pelo MEC, denominado Plataforma Paulo Freire, onde poderá também cadastrar e atualizar seu currículo. O Parfor é uma iniciativa do MEC  para a  melhoria da educação básica pública, tendo como agente financiadora a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

É um Programa proposto pelo MEC em regime de colaboração com as IES que oferece cursos de 1ª e 2ª Licenciaturas e formação pedagógica, destinados a professores efetivos da Educação Básica Pública. A 1ª Licenciatura é destinado para os professores efetivos da educação básica pública que ainda não têm uma licenciatura. A 2ª Licenciatura é voltada os professores que ministram aulas há pelo menos três anos ou 600 dias letivos em disciplina distinta de sua formação inicial. A Formação Pedagógica procura atender os professores que possuem bacharelado e atuam na Educação Profissional Pública. Mais informações pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.