Aulas na Unioeste começam nessa segunda-feira

Começa nessa segunda-feira (13) as aulas para os mais de 9 mil acadêmicos  da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) dos cinco câmpus: Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão e Foz do Igaçu. Para recepcionar os novos alunos, aprovados do Vestibular 2012, os Câmpus estão programando diversas atividades.

No Campus de Cascavel, por exemplo, o curso de Farmácia estará desenvolvendo diversas atividades para essa primeira semana de aula. Na segunda-feira (13), os alunos do curso serão recepcionados às 8 horas no anfiteatro do Câmpus. Na terça-feira (14) pela manhã será feita apresentação sobre o curso e a estrutura administrativa da Universidade com a distribuição de brindes e visita as instalações do Câmpus. À tarde, participam de competições esportivas no Ginásio da Unioste.

Na quarta-feira (15) os calouros participam de palestra no Hemocentro e da doação de sangue e medula óssea e, à tarde, recebem explicações do Trote Solidário e participam da arrecadação de medicamentos vencidos nas casas (esse remédios serão entregues a uma farmácia da cidade que se encarregará de descarta-los) e também arrecadarão alimentos. Na quinta-feira (16), os alunos participam, no período da tarde, de palestras: primeiro com ex-aluno do curso sobre “Visão do egresso do curso de Farmácia da Unioste”, depois sobre “Currículo-Lates” com a professora Luciana Fariña e ainda de mesa redonda sobre “Assuntos acadêmicos” com representantes do CA de Farmácia (Cafu), DCE e convidados. E na sexta-feira (17), os novos estudantes de Farmácia ainda visitam pela manhã o HUOP e o Lacepe e á tarde participam de atividades recreativas.

Ainda no Câmpus de Cascavel os calouros de todos os cursos participarão do “Trote Cultural” que tem a intenção de receber doações de livros de literatura brasileira de autores nacionais/regionais, podendo ser novo ou usado desde que estejam em bom estado de conservação. Os livros serão doados a Unidade Penitenciária de Cascavel e aqueles que não atenderem aos critérios de segurança estabelecidos, serão selecionados e entregues à Biblioteca do Câmpus e posteriormente para outras instituições públicas de Cascavel (escolas), como por exemplo, a CEEBJA – Professora Joaquina Mattos Branco.

O objetivo geral do “Trote Cultural” está em oportunizar aos detentos, o acesso ao conhecimento literário, para aproveitar melhor seu tempo de permanência na Unidade Penitenciária e desenvolver no acadêmico o espírito crítico e de comprometimento social para com os excluídos da sociedade. Os livros poderão ser entregues na Biblioteca do Câmpus de Cascavel durante os meses de fevereiro e março de 2012.

Já nos Câmpus de Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon a programação de recepção aos novos acadêmicos ainda está sendo confirmada. E em Foz do Iguaçu e Toledo os calouros serão recepcionados pela coordenação dos seus cursos quando serão informados da estrutura da Instituição bem como do funcionamento da  graduação.