PROGRAD / Cuia Estadual

Estabelecem que 6 (seis) vagas em cada uma das universidades públicas estaduais do Paraná, deverão ser reservadas à integrantes das sociedades indígenas do Paraná.
 A opção pelo curso ocorre no ato da matrícula na instituição escolhida pelo candidato.
CUIA ESTADUAL
A partir da publicação da Lei Estadual nº 13.134/2001, modificada pela Lei Estadual nº 14.995/2006, sobre a reserva de vagas suplementares para indígenas nas Universidades Estaduais Paranaenses, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI delegou competência às Universidades para que, em conjunto, organizem o Vestibular Específico Interinstitucional dos Povos Indígenas, doravante designado Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná.
Para tanto, a SETI emitiu a Resolução Conjunta nº 01/2001 com a composição de uma Comissão Interinstitucional para Acompanhamento dos Estudantes Indígenas, atualizada pela Resolução nº 61/2014.
O léxico "CUIA" foi escolhido, em primeiro lugar, como forma de abreviação do nome da Comissão Universidade para os Indígenas e, em segundo lugar, o acréscimo da letra "A" para designar um utensílio importante na cultura indígena, propiciando maior sonoridade à sigla, bem como atribuindo valor semântico à mesma.
No tocante às atribuições dessa Comissão, a SETI publicou a Resolução Conjunta nº 006/2007, ressaltando que compete à CUIA:
1. proceder a discussão, avaliação e propor a adequação dos instrumentos legais do processo seletivo a que se refere as Leis nº 13.134/2001 e nº 14.995/2006;
2. realizar integral e anualmente o processo seletivo específico e interinstitucional, elaborando e apresentando relatório conclusivo;
3. acompanhar pedagogicamente os estudantes indígenas nas universidades e nos seus respectivos Colegiados de Curso;
4. avaliar sistematicamente o processo geral de inclusão e permanência dos estudantes indígenas nas universidades;
5. elaborar e desenvolver projetos de ensino, pesquisa e extensão envolvendo os estudantes indígenas e suas respectivas comunidades;
6. sensibilizar e envolver a comunidade acadêmica acerca da questão indígena;
7. buscar diálogo, integração e parcerias interinstitucionais.
A partir de então, a SETI publica as atualizações necessárias mediante mudança de representantes das IES na Comissão Estadual.
Membros da Cuia Estadual - Unioeste

• Elenise Lesczynski – Pró-Reitoria de Graduação
  • Janete Ritter – Gabinete da Reitoria
  • Lara Frutos González – Curso de Letras, câmpus Marechal Cândido Rondon
Telefone: (45) 3220-3108 ou 3220-3057

Endereço para atendimento presencial e correspondência: UNIOESTE - MPrédio da Reitoria - 1º andar - Sala da PROGRAD.
Rua: Universitária, 1619 - Jardim Universitário, CEP 85.819-110, Cascavel - Paraná.

Dias e horários de Atendimento: Segunda-feira a Sexta-feira das 8h00 às 12h00 e das 13h00 as 17h00.