Sistematização Da Assistência De Enfermagem – SAE

Para Comunidade Externa e Interna
Finalidade: Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) tem como principal finalidade promover o aprimoramento da qualidade assistencial no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). Buscamos garantir uma abordagem holística, contínua e documentada, alinhada às exigências legais da profissão, assegurando a segurança e o bem-estar do paciente
Competências:
Capacitação Holística da Equipe de Enfermagem: Promovemos a capacitação holística da equipe de enfermagem, englobando enfermeiros coordenadores e assistenciais, técnicos, auxiliares de enfermagem, docentes e residentes do Curso de Enfermagem da UNIOESTE. Essa competência visa a fortalecer o conhecimento e as habilidades necessárias para a efetiva implementação da SAE em todas as fases do cuidado.
Respaldo Científico e Evidência na Prática: Desenvolvemos competências voltadas ao respaldo científico e à aplicação de evidências na prática da enfermagem. Isso implica capacitar a equipe para a tomada de decisões embasadas em protocolos e melhores práticas, contribuindo para uma assistência mais segura e eficiente.
Abordagem Interdisciplinar e Colaborativa: Fomentamos competências que promovam uma abordagem interdisciplinar e colaborativa na implementação da SAE. Essa integração entre diferentes profissionais de saúde visa fortalecer a comunicação, a troca de conhecimentos e a promoção de um cuidado mais abrangente e personalizado.
Descrição dos Serviços Prestados:
Treinamentos Segmentados por Fases de Implementação: Realizamos treinamentos segmentados conforme as fases de implementação da SAE em diferentes setores do HUOP. Isso garante uma abordagem personalizada, atendendo às necessidades específicas de cada área, e envolvendo coordenadores e enfermeiros assistenciais.
Participação Ativa da Equipe de Enfermagem: Estimulamos a participação ativa da equipe de enfermagem em todo o processo da SAE, desde a identificação de necessidades até a execução das práticas assistenciais. Isso inclui a documentação adequada e a realização de avaliações periódicas para garantir a aderência ao método.
Monitoramento Contínuo e Melhoria Contínua: Implementamos mecanismos de monitoramento contínuo e avaliação do processo de SAE, buscando identificar oportunidades de melhoria. Essa prática constante permite ajustes ágeis no plano de implementação, assegurando uma SAE efetiva e alinhada aos padrões de excelência.Hoje, a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) está implantada via sistema no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).
                                  SAE.png
Endereço para atendimento presencial e correspondência:
 HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ – HUOP
Rua Tancredo Neves, n° 3224 – CEP 85.806.470 - Cascavel – Paraná.Prédio do CEAPAC 2º Piso sala 219
Dias e horários de Atendimento:
Atendimento suporte de segunda a sexta das 07:00 às 17:00.