Vigilância Sanitária Interna - Direção Geral

Para Comunidade Interna
 Finalidade:
O Serviço de Vigilância Sanitária Interna do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) tem como finalidade principal assegurar a conformidade com as normativas sanitárias vigentes, promovendo a prevenção de riscos à saúde dos pacientes, visitantes e colaboradores. Busca também contribuir para a promoção de um ambiente hospitalar seguro, em conformidade com padrões de qualidade e segurança estabelecidos.
 Competência:
Inspeções e Auditorias: a) Realizar inspeções e auditorias para verificar o cumprimento das normativas sanitárias.b) Identificar não conformidades e orientar as áreas responsáveis na implementação de correções.c) Atuar junto a Educação Permanente para capacitação e treinamento dos colaboradores em temas relacionados à vigilância sanitária.d) Promover a disseminação de boas práticas e procedimentos sanitários.
Monitoramento de Processos:a) Monitorar continuamente os processos internos que impactam na conformidade sanitária.b) Implementar medidas corretivas e preventivas para garantir a adequação aos padrões sanitários.
Notificação de Não Conformidades e Interação com Órgãos Reguladores: a) Notificar a direção e as áreas responsáveis sobre eventuais não conformidades identificadas; b) Acompanhar o processo de correção e verificação da eficácia das ações corretivas; c) Estabelecer e manter comunicação efetiva com órgãos reguladores de vigilância sanitária; d) Atuar como ponto de contato para inspeções e auditorias externas.
 Descrição dos serviços oferecidos:
a)  Realização de inspeções periódicas em todos os setores do hospital.
b) Orientação as equipes sobre práticas sanitárias e procedimentos adequados.
c) Elaboração de relatórios de inspeção e auditoria, destacando pontos positivos e ações de melhoria.
d) Acompanhamento das ações corretivas e preventivas decorrentes de inspeções e auditorias.
O Serviço de Vigilância Sanitária Interna desempenha um papel crucial na promoção da qualidade e segurança dos serviços pelo HUOP, garantindo o cumprimento de padrões sanitários e contribuindo para a excelência na assistência prestada aos usuários.
 Endereço para atendimento presencial e correspondência:
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ – HUOP
Rua Tancredo Neves, n° 3224 – CEP 85.806.470 - Cascavel – Paraná.
Sala anexa a Direção Geral – Prédio principal – recepção de visitas.
Telefone: (45) 3321- 5163
Dias e horários de Atendimento: Segunda-feira a sexta-feira das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.