Lista de Publicações - Vestibular 2024

Assistência Estudantil: Apoio para a permanência do acadêmico

A seguir relatamos algumas ações desenvolvidas para que nossos acadêmicos recebam algum tipo de apoio financeiro:
  1. Bolsas de Iniciação Científica: A Unioeste possui 3 tipos de fomento para as bolsas de iniciação científica, sendo elas: CNPq, Fundação Araucária e recursos próprios da Unioeste. O caráter dessa bolsa é o de iniciar os alunos dentro da pesquisa científica na universidade, em todas as áreas do conhecimento, aonde irão participar de todos o desenvolvimento do trabalho científico, desde a submissão de proposta de pesquisa, análise de dados, publicação de resultados, desenvolvimento de relatórios, entre outros. As bolsas de iniciação científica na universidade possuem a duração de até 12 meses e o valor de R$700,00.
  2. Bolsas de Extensão: A Unioeste possui 2 tipos de fomento para as bolsas de extensão, sendo elas: Fundação Araucária e recursos próprios da Unioeste. O caráter dessa bolsa é o da inserção do aluno com a comunidade, participando no dia-a-dia da integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão e tornando a produção universitária cada vez mais acessível à comunidade externa. As bolsas de extensão na universidade possuem a duração de até 12 meses e o valor de R$700,00.
  3. Bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica: Financiadas pelo CNPq, as bolsas do PIBID e da Residência Pedagógica são exclusivas dos cursos de licenciatura da Unioeste e foram criadas com o intuito inserir o aluno dentro do ambiente escolar e torná-lo cada vez mais próximo da realidade docente. Estas bolsas possuem a duração de até 12 meses e o valor de R$700,00.
  4. Bolsas de Inclusão Social:  Financiadas pela Fundação Araucária, as bolsas de Inclusão Social estão inseridas dentro dos programas de iniciação científica, o PIBIC-AF, e dos programas de extensão, o PIBIS, e são exclusivas para alunos cotistas da universidade. As atividades dessa modalidade de bolsa são de acordo com o edital em que o aluno foi inscrito, se na pesquisa ou na extensão, e possuem as mesmas regras de tal modalidade. As bolsas de inclusão social na universidade possuem a duração de até 12 meses e o valor de R$700,00.
  5. Bolsa pra atividades laborais: As bolsas de atividades laborais são exclusivas para alunos de baixa renda da universidade e paga com recursos próprios, onde o mesmo terá a oportunidade de desenvolver atividades de cunho profissional no ambiente acadêmico, podendo auxiliar em setores administrativos, farmácias, laboratórios, entre outros. As bolsas BIAAL não possuem um período fixo para a sua duração e o valor mensal de cada bolsa é de R$500,00.
  6. Bolsas de monitoria: As bolsas de monitoria na universidade visam a promoção de atividades acadêmicas em concordância com as atividades propostas pelo professor orientador, onde um aluno auxilia esses professores repassando os conhecimentos adquiridos na disciplina, conforme o plano de aula do professor orientador, objetivando a promoção do ensino da disciplina em questão. As bolsas de monitoria tem a duração específica do ano letivo, podendo variar de 8 à 10 meses, e o valor de R$700,00.
  7. Estágio remunerado: O estágio remunerado na Unioeste é aberto à toda comunidade, possuindo vagas que vão do ensino médio até a pós-graduação. As atividades do estágio remunerado na universidade são variadas e sempre ocorrem de acordo com o que o aluno poderá utilizar na sua formação e na sua vida profissional. As bolsas de estágio tem a duração de até 2 anos, com cargas horários que variam entre 4 e 6 horas, e possuem o valor de R$5,96 à R$13,63 por hora trabalhada, conforme o nível de ensino.
  8. Programa de Auxílio Moradia: O Auxílio Moradia é um programa institucional da universidade, pago com recursos próprios, que visa promover a igualdade da permanência universitária até a conclusão da Casa do Estudante para estudantes de baixa renda que necessitam se mudar para dar continuidade nos estudos. O valor do auxílio é de R$200,00 por 6 meses, podendo ser prorrogado por igual período mediante comprovantes de despesas.
  9. Programa de inclusão digital: O programa de inclusão digital da universidade visa a promoção do acesso à internet pelos alunos da universidade, onde existem duas modalidades, sendo elas: o empréstimo de aparelhos smartphones e a ajuda de auxílio internet. O empréstimo de aparelhos celulares é feito à alunos de baixa renda que precisam do aparelho smartphone para realizar atividades relacionadas ao seu curso, possuindo a duração de 1 ano e podendo ser renovado por igual período sucessivamente até a conclusão do curso. Já o auxílio internet é um valor pecuniário pago com recursos próprios da universidade aonde o aluno deve utilizar esse valor para pagar contas como internet móvel ou fixa, com a duração de 6 meses podendo ser prorrogada por igual período.
  10. Bolsas de outras naturezas: durante o correr do ano, vários programas e projetos da universidade em parceria com órgãos de fomento abrem vagas de bolsas, com diversas finalidades e diferentes áreas de atuação, como a formação empreendedora, o apoio aos órgãos de inovação da universidade, programas internacionais, entre outros. Os valores e a duração dessas bolsas são variados, indo conforme o contrato de cada órgão de fomento.
Para mais informações entre em contato com a Assessoria Técnica de Assistência Estudandil (ATAE):
Telefone: (45) 3320-5660

Disque Vestibular: