FARMÁCIA ESCOLA DA UNIOESTE REALIZA PROCEDIMENTOS FARMACÊUTICOS NO ATENDIMENTO DE CASOS SUSPEITOS DE COVID-19

A pandemia da Covid-19 trouxe novas demandas para os serviços de saúde. Para as farmácias comunitárias, que são o primeiro ponto de acesso à serviços de saúde em nosso país, a busca por informações e por serviços e procedimentos farmacêuticos durante a pandemia oportunizou a estes estabelecimentos colaborar com o sistema de saúde.

A avaliação clínica de pacientes com sinais e sintomas iniciais da Covid-19 possibilita identificar casos suspeitos precocemente para fundamentar orientações adequadas e condutas sobre encaminhamentos à diferentes serviços de saúde. A identificação de casos, cujos sinais e sintomas indiquem maior gravidade, pode ser determinante para orientações sobre manejo adequado e encaminhamento ao médico ou ao serviço de emergência.

A Farmácia Escola da Unioeste realiza os procedimentos de aferição da temperatura corporal, pressão arterial, frequência cardíaca e aferição da saturação de oxigênio por oximetria de pulso, no contexto do rastreamento de pacientes com Covid-19. Todos estes serviços são realizados por farmacêuticos, de forma gratuita e dentro das recomendações exigidas pela Vigilância Sanitária.

Imagem1

Oximetria de pulso

Imagem2

A aferição da oximetria de pulso é um método simples, não invasivo e indolor, que mede indiretamente a saturação de oxigênio no sangue, por meio de um dispositivo colocado nas extremidades distais, como digitais das mãos. A diminuição da saturação de oxigênio é um dos parâmetros que se altera na Covid-19, especialmente nos casos mais graves, onde há maior comprometimento dos pulmões.

FARMÁCIA ESCOLA DA UNIOESTE

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8:00h as 12:30h e das 13:30h as 20:00h.
Local: Bloco das Clínicas da Unioeste no Campus de Cascavel