Image

Campus Cascavel - Cursos

Matemática

Campus: Campus de Cascavel Centro: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Turno: Noturno Duração Mínima: 4 anos Duração Máxima: 7 anos Formação: Licenciado em Matemática Tipo de Formação: Licenciatura Habilitação/Ênfase: Oferta: presencial
O Curso
Implantando no ano de 1987.
Perfil do Profissional Deve desenvolver em seus alunos a capacidade social de comunicar-se matematicamente, favorecendo a utilização dos conhecimentos matemáticos para a compreensão consciente do mundo circundante, para que eles percebam que esta é uma ciência resultante de uma ação social, que é dinâmica e criativa. Campo de Atuação O licenciado em Matemática é autônomo, reflexivo, crítico, colaborador, investigador, enfim, possui múltiplas facetas e potencialidades e, ao final do curso, o graduado tem plenas condições de realizar um aprofundamento de seus conhecimentos por meio de cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Situação Legal Reconhecimento renovado - Decreto - 1687 Diário Oficial do Estado - 13/06/2019

Coordenação
Jean Sebastian Toillier
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone:


Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
55455

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 133/2023-CEPE de 29/06/2023

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Complementos de Matematica136Anual1º ano Conjuntos numéricos. Funções reais de variável real. Progressões. Razões trigonométricas. Polinômios. Análise combinatória. Binômio de Newton. 
Cálculo Diferencial e Integral I136Anual1º ano Limites. Continuidade. Derivadas com uma variável real. Integrais com uma variável real. 
Desenho Geométrico68Anual1º ano Lugares geométricos. Operações e construções com ângulos. Construções com segmentos. Aplicações do teorema de Pitágoras. Segmento Áureo. Triângulos. Quadriláteros. Translação. Simetria. Homotetia. Equivalência. Retificação da circunferência e de arcos de circunferência. Divisão da circunferência. 
Fundamentos da Matemática102Anual1º ano Lógica simbólica. Teoria dos conjuntos. Métodos de demonstração. Álgebra dos inteiros. 
Geometria Analítica e Vetorial102Anual1º ano Vetores no plano e no espaço tridimensional, retas, planos, cônicas e quádricas. 
Geometria Euclidiana I68Anual1º ano Axiomas. Congruências. Polígonos. Semelhança de triângulos. Circunferência e círculo. Áreas. 
Laboratório de Ensino de Matemática68Anual1º ano Conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais), teoria geral dos conjuntos (relações de pertinência e inclusão), operações básicas, expressões numéricas, desigualdades, sequências numéricas (padrões e regularidades), notações científicas, grandezas e medidas, potência, radiciação, logaritmo (número de Euler). 
Cálculo Diferencial e Integral II136Anual2º ano Sequências. Séries numéricas. Séries de potências. Funções reais de várias variáveis reais. Limites. Continuidade. Derivadas. Integrais múltiplas. Teorema de Green. Equações Diferenciais Ordinárias. 
Didática Aplicada ao Ensino da Matemática102Anual2º ano Estudo de linhas teóricas da Didática da Matemática. Estudo dos elementos constitutivos da prática pedagógica. Opções metodológicas para conteúdos estruturantes da Matemática da Educação Básica. Organização e condução das ações educativas sobre aspectos étnico-raciais. 
Física I68Anual2º ano Sistemas métricos. Movimento em duas e três dimensões. Leis de Newton. Trabalho e Energia. Calorimetria. Termometria. Primeira Lei da Termodinâmica. 
Geometria Euclidiana II68Anual2º ano Ponto, reta e plano no espaço. Intersecção de retas e planos. Paralelismo e perpendicularismo entre retas e planos. Diedros. Triedros. Poliedros. Esfera. Cilindro e cones. 
Optativa I68Semestral2º ano ...
Psicologia da Educação Aplicada à Educação Matemática68Semestral2º ano Teorias do desenvolvimento psicológico do ser humano e suas implicações educacionais relativas à educação matemática. Análise das concepções teóricas sobre o processo ensino e aprendizagem: enfoques comportamentalista, humanista, cognitivista, histórico-cultural e implicações para a prática docente. 
Tendências em Educação Matemática68Anual2º ano Introdução à Filosofia da Matemática, à Filosofia da Educação e à Filosofia da Educação Matemática. Pressupostos teóricos e práticos do conhecimento científico na Educação Matemática. Estudo e análise das tendências em Educação Matemática no âmbito do ensino e da pesquisa. Campos de investigação: Resolução de problemas, modelagem matemática, etnomatemática, história da Matemática, mídias e meios, jogos matemáticos, investigações epistemológicas e da prática e saberes docente, investigação de práticas e crenças de docentes e discentes. 
Álgebra Linear102Anual2º ano Matrizes. Determinantes. Sistemas de equações lineares. Espaços Vetoriais. Produto Interno e ortogonalização de bases. Transformações lineares. Autovalores e autovetores. Diagonalização de operadores. 
Estatística Básica68Anual3º ano Análise exploratória de dados. Aplicação da análise exploratória em dados ambientais. Probabilidades. Amostragem e estimadores. Teste de hipóteses. Correlação e regressão. Análise de variância. 
Física II68Semestral3º ano Conceitos em eletrostática; corrente elétrica e resistência elétrica; circuitos de corrente contínua; princípios de eletromagnetismo. 
Metodologia e Prática de Ensino de Matemática - Estágio Supervisionado I272Anual3º ano Evolução histórica da Educação Brasileira. Estudo da organização escolar na Educação Básica: políticas e legislação, estruturas e funcionamento. Análise e discussão da dinâmica do espaço escolar, seu planejamento e avaliação do processo pedagógico. Elaboração e desenvolvimento de projetos de ensino para o Ensino Fundamental. Desenvolvimento e execução da docência na forma da regência no Ensino Fundamental. Recursos tecnológicos para a educação. Análise e discussão de temas que envolvem a diversidade (gênero, étnico-racial, religião, condição social/cultural), e a inclusão de alunos com necessidades especiais e de alunos com necessidades educacionais especiais. Análise e discussão de o tema referente a Cultura e História Afro-brasileira e Indígena, bem como a Educação Ambiental. 
Métodos Numéricos Computacionais102Anual3º ano Erros. Zeros de funções. Sistemas de equações lineares e não-lineares. Interpolação polinomial. Ajuste de funções. Diferenciação numérica. Integração numérica. Solução de equações diferenciais ordinárias. Cálculo de máximos e mínimos de funções reais de uma variável real. 
Optativa II68Semestral3º ano ...
Resolução de Problemas e Modelagem Matemática102Anual3º ano Análise e discussão de métodos, abordagens e técnicas para explorar a resolução de problemas e a modelagem matemática. Modelagem como método de produção científica e tecnológica. Resolução de problemas e modelagem como opção metodológica da prática educativa. Modelagem Matemática relativa a temas ambientais. 
Álgebra136Anual3º ano Relações de ordem e equivalência. Aplicações, funções e leis de composição interna. Construção dos números inteiros e racionais como classes de equivalência. Grupos: conceitos e propriedades, Teorema de Lagrange, subgrupos normais e grupos quocientes. Anéis: conceitos e propriedades, ideais, anéis de integridade e anéis quociente. Corpos: conceitos e propriedades, corpos finitos, infinitos e característica, corpo de frações de um anel de integridade. Anéis de polinômios. 
Análise Real136Anual4º ano Conjuntos finitos e infinitos. Números reais. Sequências de números reais. Séries numéricas. Noções de Topologia na Reta. Limites de funções. Funções contínuas. Derivadas. Integral de Riemann. Sequências de funções. 
Cálculo de Probabilidades68Anual4º ano Definição axiomática de probabilidades e propriedades de probabilidade. Variáveis aleatórias. Distribuições de probabilidade. Esperança matemática. Distribuição e esperança condicionais. Funções de variáveis aleatórias. Função geratriz de momentos. Leis dos grandes números. Funções características e convergência. Teorema central do limite. 
História da Matemática68Anual4º ano Estudo de produções científicas relacionadas com as ideias fundamentais da Matemática. Análise, discussão e identificação da Matemática como um conhecimento histórico e socialmente construído. Discussão de pontos historicamente relevantes do conteúdo matemático da educação básica. Tendências teórico-metodológicas que fundamentam a produção científica da Matemática e seu ensino. Estudo das relações étnico-raciais e da história, cultura e produção científica afro-brasileira, africana e indígena. 
Libras68Semestral4º ano O processo educacional do surdo no Brasil e a trajetória da Língua Brasileira de Sinais. Conceitos referentes ao “sujeito surdo”, “identidade”, “cultura”, “educação bilíngue”, “língua(gem)”. Noção básica de linguística da Língua Brasileira de Sinais. Especificidades gramatical e de estrutura espaço-visual. Desenvolvimento da capacidade de comunicação em Língua Brasileira de Sinais. 
Metodologia e Prática de Ensino de Matemática - Estágio Supervisionado II272Anual4º ano Análise e discussão da dinâmica do espaço escolar, seu planejamento e avaliação do processo pedagógico. Elaboração e desenvolvimento de projetos de ensino para o Ensino Médio. Desenvolvimento e execução da docência na forma da regência no Ensino Médio. Recursos tecnológicos para a educação. Análise e discussão de temas que envolvem a diversidade (gênero, étnico-racial, religião, condição social/cultural), e a inclusão de alunos com necessidades especiais e de alunos com necessidades educacionais especiais. Análise e discussão de o tema referente a Cultura e História Afro-brasileira e Indígena, bem como a Educação Ambiental.  
Monografia136Anual4º ano Métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa nas áreas de Educação Matemática e Matemática. Normas da ABNT para produção de trabalhos acadêmicos. 
Optativa III68Semestral4º ano ...
Variaveis Complexas68Anual4º ano Números complexos, Funções Complexas, Continuidade e limites de funções complexas, Diferenciação complexa, Transformações através de funções elementares, Integração Complexa. 

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Amarildo de VicenteDoutorado55 45 32203164Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/4990988054246839
Andréia Büttner CianiDoutorado55 45 32203165Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/8781713201857857
Claudia BarbosaDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1191713026861699
Clezio Aparecido BragaDoutorado55 45 32203166Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/2354877304415098
Dulcyene Maria RibeiroPós-Doutorado55 45 32203164Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/2317743898339524
Emerson Mario BoldoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/9118963600147548
Fabiana Magda Garcia PapaniDoutorado55 45 32203164Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5105432174707505
Flavio Roberto Dias SilvaDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/9019677210728492
Francieli Cristina Agostinetto AntunesDoutorado55 45 32203164Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/8670412633799111
Heloir Aparecido MontanherEspecializaçãoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/7571302111287854
Jean Sebastian ToillierDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/0183168966052104
Jesus Marcos CamargoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Luciana Pagliosa Carvalho GuedesDoutorado55 45 32207320Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/3195220544719864
Pamela GonçalvesMestradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5771836689218162
Paulo Domingos ConejoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/9877889524998591
Pedro Pablo Durand LazoDoutorado55 45 32203164Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/6562031070856171
Plinio Lucas Dias AndradeDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/3283981549018478
Raquel LehrerDoutorado55 45 32203167Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1796744155338645
Renato Ribeiro GuimarãesDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/2092973792615484
Sandro Marcos GuzzoDoutorado55 45 32203167Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/3819068946086008
Tiago Emanuel KlüberDoutorado55 45 32207284Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5540300916224438
Wilson Alves de OliveiraDoutorado55 45 32207320Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/0356900895970548

Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio03/08/2009Resolução 175/2009-CEPE
Regulamento de TCC12/03/2009Resolução 047/2009-CEPE
Regulamento de TCC26/05/2022Resolução 101/2022-CEPE

Projetos de Ensino
Não encontrado


Fonte: Academus; Curso CSC0027 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2024



Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.