Inicial

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP/UNIOESTE

AVISO: Nova data para a última reunião do comitê, acesse a aba "Calendário 2023"

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná é uma instância colegiada, multidisciplinar e autônoma, de natureza consultiva, deliberativa e educativa. Ele é composto por docentes de várias áreas do conhecimento dos cinco campi da Unioeste e por representantes da comunidade externa.

Sua missão é defender a integridade física e emocional, a dignidade e os interesses dos participantes envolvidos em coleta de dados das atividades de pesquisa, além de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas de acordo com os padrões éticos.

O CEP Unioeste é orientado pelas Resoluções CNS 466/2012 (Ciências Biomédicas) e CNS 510/16 (Ciências Sociais e Humanas) e está vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde (MS).

A funções desse CEP é avaliar e emitir pareceres de projetos de pesquisa desenvolvidos pela Unioeste e demais instituições de pesquisa e/ou ensino da região oeste do Paraná.

Projetos que devem ser encaminhados ao CEP via Plataforma Brasil

Todo projeto de pesquisa, individual ou coletivo, que envolva o ser humano, de forma direta ou indireta e em sua totalidade ou partes dele, o que incluí o manejo de informações ou materiais.

Como encaminhar projetos ao CEP

As instruções para o cadastro de projetos de pesquisa que envolvam seres humanos estão presentes na página do CEP, na seção DOCUMENTOS.

Ali também estão disponíveis modelos dos documentos obrigatórios necessários para submissão e análise do projeto.

Todo o processo de submissão de projetos se dá por meio da Plataforma Brasil, cujo acesso pode ser feito por meio do ícone abaixo.

ATENÇÃO: CONSULTE AS DATAS LIMITES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS NA SEÇÃO CALENDÁRIOS.

Como retirar um protocolo de pesquisa da Plataforma Brasil

Só é possível pelo próprio proponente. Caminho disponível em: