Apresentação

  

NUFOPE MCR NOVÍSSIMA 4

         
             NÚCLEO DE FORMAÇÃO DOCENTE
                                          E
                    PRÁTICA DE ENSINO
 
    A unidade do NUFOPE-MCR, em alinhamento com as diretrizes anunciadas na página principal do NUFOPE, articula discussões e ações que potencializem a prática docente (tanto no seu processo formativo nas Licenciaturas como no fortalecimento e apoio à sua prática – no Ensino Superior e na Educação Básica).
    A constituição institucional do NUFOPE advém da necessidade histórica de nos posicionarmos frente às constantes investidas de “reformulação”, quando não explícitos prejuízos, à formação e prática docente em seus diferentes níveis, particularmente, envolvendo as Licenciaturas (por isso promovemos debates sobre currículos, diretrizes, formação de professores, o lugar da docência na escolarização e formação cidadã, bem como as discussões sobre acesso à educação e políticas públicas voltadas para o setor). Com esse arco de preocupações, a somatória de forças dos Cursos de Licenciatura da Unioeste, particularmente no Campus de Marechal Cândido Rondon, explicitadas nas Licenciaturas de Educação Física, Geografia, História e Letras, propõe auxiliar e mobilizar ações institucionais em defesa das Licenciaturas, propondo discussões e ações de interação entre o Ensino Superior e Educação Básica, como promoção e reivindicação de políticas públicas que salvaguardem o direito à formação e exercício da docente com qualidade, além de propor cursos e parcerias que intensifiquem o diálogo contínuo com a sociedade, atentos às suas demandas, como também à valorização da formação docente e atuação desses profissionais.
    O NUFOPE-MCR está aberto a contribuições e inclusão de projetos de seus parceiros e docentes dos cursos de Licenciatura (onde todas essas iniciativas serão promovidas por meio do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE, vinculado ao NUFOPE-MCR). Além disso, realizamos a assessoraria à prática de estágios supervisionados nas Licenciaturas e aos projetos de ensino, em especial PIBID e Residência Pedagógica. Somado a essas ações, o NUFOPE-MCR articula proposições de discussão de políticas públicas e formação de docentes e discentes da UNIOESTE em parceria com os demais NUFOPEs, Assessorias Pedagógicas dos Campis e Assessoria Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação. Sendo assim, há um leque amplo de possibilidades para atuarmos e promovermos as Licenciaturas conjuntamente!!!
 
Então, se tem uma demanda de formação de professores, uma iniciativa para o fortalecimento das Licenciaturas, ou um projeto para ser articulado à formação e prática docente... entre em contato conosco!!!
 
Estamos à disposição para apoiar e auxiliar na efetivação de sua proposta e de contribuições para as nossas Licenciaturas!!!

Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.