Image

Provare agora é Vagas Remanescentes

Provare foi o Processo Seletivo das Vagas Remanescentes da Unioeste, assim denominado até o ano de 2023 e, a partir do ingresso para o ano letivo 2024, unificado com o Provou, ambos passaram a ser identificados como ingresso em Vagas Remanescentes. Trata-se de um processo seletivo realizado para, respeitada a ordem a seguir, prover o ingresso em vagas remanescentes nos cursos de graduação da Unioeste, nas seguintes modalidades:

      1. ingresso por ensino médio concluído (Ingresso EM);
      2. transferência interna (Ingresso TI)
      3. recuperação de vínculo acadêmico por abandono de curso (Ingresso RV);
      4. transferência externa (Ingresso TE);
      5. ingresso como portador de diploma de graduação (Ingresso PD).

Cabe salientar que é essencial acessar o regulamento para conhecer precisamente seu funcionamento, assim como cada modalidade. A seguir, você observará um breve resumo sobre o tema.

Primeiramente, observe que a modalidade Ingresso EM abarca todas as demais, afinal, para participar delas o acadêmico concluiu o Ensino Médio, logo, todos podem participar dessa modalidade. A diferença é que, enquanto nas demais o ingresso ocorre em séries posteriores (exceto o portador de diploma), no Ingresso EM as vagas são todas para a série inicial do curso. Por conta disso, é possível que essa modalidade seja ofertada prioritária ou isoladamente das demais.

Nas demais modalidades, enquanto a transferência é voltada para acadêmicos de cursos de graduação seja no âmbito da Unioeste (Ingresso TI), seja para acadêmicos de outras instituições de ensino superior (Ingresso TE), para mesmo curso ou curso afim, a recuperação de vínculo é exclusiva para acadêmicos da Unioeste que tiveram sua matrícula cancelada e pretendem retornar para conclusão do curso (Ingresso RV), o qual não se aplica à acadêmicos de outras instituições.

Bem diferente destas modalidades, o ingresso como portador de diploma de graduação (Ingresso PD) é voltado para aqueles que  desejam realizar nova graduação para obtenção de novo grau de formação ou título, ou ainda, a matrícula em disciplinas isoladas.

A partir da Edição 2024, a ocupação de vagas remanescentes acontece em fase única, conforme ordem, modalidade e critérios de ocupação mencionados, considerando o levantamento de vagas decorrentes de matrículas não efetivadas, transferências, cancelamentos ou desistências.

Você encontrará em nosso site diversas informações, como:
Resumidamente, o ingresso ocorre desde que existam vagas disponíveis, sendo obrigatória a inscrição (via Internet) e o envio de documentação (quando aplicável). A documentação necessária é publicada com o cronograma, no qual consta a data de publicação de edital com a relação de vagas disponíveis.
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.