Unioeste discute parceria para acolher pesquisadores seniors

A pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Sanimar Busse, recebeu na manhã desta sexta-feira (17), na Reitoria, o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhatig; o gerente de projetos também da Fundação, Nilceu Jacob Deitos, além do ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Evaldo Ferreira Vilela; a ex-diretora de Relações Institucionais e Internacionais do CNPq Zaíra Turchi, para a articulação da construção de uma proposta entre a academia e o Sistema de Ciência Tecnologia e Inovação do Paraná. A visita ainda foi acompanhada pelo professor Reginaldo Ferreira do Santos.

A visita foi para que a Fundação Araucária e a Seti possam discutir com instituições da região Oeste do Paraná, um programa denominado Top Seniors em C&T&I que tem por objetivo atrair ou incorporar no Estado gestores seniors com experiência comprovada na área de atuação.

De acordo com Nilceu o Programa tem a intenção de atrair pessoas com grande experiência na área de gestão do fomento da pesquisa para desenvolver projetos que intensifiquem a relação da academia com a empresa, desenvolvendo assim, projetos pontuais. “Nessa primeira rodada os pesquisadores vieram para região Oeste do Paraná visitando todos os eco sistemas de inovação:  PTI, Cooperativas Bio Park e obviamente a Unioeste onde possivelmente vai acomodar esses pesquisadores para desenvolver esses projetos”, comentou.

O presidente da Fundação Ramiro ainda salientou que este programa deverá ter a colaboração das universidades estaduais e assim possibilitar àqueles pesquisadores que têm interesse de vir para o Estado do Paraná, neste caso para o Oeste, o desenvolvimento de projetos. “Imaginamos que a parceria institucional tem que ser a Universidade ela deve ser a anfitriã da proposta”, afirmou.

Segundo Sanimar a Unioeste está passando por um momento fundamental na consolidação de seus programas de pós-graduação e a vinda de pessoas com essa experiência  a tornará ainda mais forte. “A Unioeste tem se colocado articuladora entre o Governo, as agências fomento e na produção do conhecimento. Temos muitos projetos de inserção no setor produtivo  e a vinda desses pesquisadores será fundamental e nos colocará um passo adiante”, frisou.

Assessoria de Comunicação Social.