Unioeste: Universidade da Terceira Idade no Campus de Foz retoma atividades presenciais

O Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) que iniciou em 2008 suas atividades no Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),  por intermédio do professor Antônio Carlos Nantes e da servidora Aurea Ines Theisen Martines, volta às atividades de forma presencial após três anos de atividades remotas.

O Programa tem como objetivos a valorização da pessoa idosa e sua inserção na sociedade, como também, a garantia da inclusão social, qualidade de vida e bem estar ao idoso, resgatando os aspectos culturais que remetem a interação social entre eles, ao mesmo tempo, que o programa auxilia no acesso à informação e a legislação e direito do idoso.

Os conteúdos abordados na UNATI são direcionados por três eixos estratégicos: educação, saúde e inserção social. A construção das atividades letivas é baseada em uma interação lúdica, entretenimento, como: arte, turismo e cultura. Durante o percurso do ano letivo, são ofertados para os estudantes, cursos de informática, língua estrangeira, legislação do idoso, saúde preventiva, nutrição, dentro outros totalmente gratuitos.

De 2020 a 2022, sob coordenação da professora Aline Patrícia Henz a UNATI ofertou 120 vagas, oferecendo cursos de Língua Espanhola e de Cultura e Literatura Hispanoamericana, pela plataforma Google Meet, considerando as restrições do período pandêmico.

Houve mudança na coordenação do programa e equipe de colaboradores no final do ano de 2022, em reunião com os novos membros, representante dos alunos da UNATI, representantes das ações sociais dos municípios de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu e de instituições de ensino públicas da cidade, como exemplo o Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Foz do Iguaçu e Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA, que contribuirão com ideias, aulas e atividades.

O diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Foz do Iguaçu e coordenador da UNATI, Valdir Serafim Junior, destaca algumas ações para esse ano junto aos estudantes do programa. “Iniciamos 2023, com novas parcerias e reformulação administrativa, mantendo as características do programa que vem ao longo de sua existência, cooperando com as instituições e organizações públicas e privadas da região”, diz.

O programa está com matrículas abertas para a comunidade. Os interessados em participar das atividades da universidade podem se inscrever até o dia 13 de março, das 13h às 17 horas na sala da UNATI, no 2º andar do Prédio Administrativo da Unioeste. Para mais informações: (45) 3576-8155 e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Alexsander Marques