JANEIRO BRANCO | Campanha sobre saúde mental é abordada entre servidores do HUOP

Com o slogan: “A VIDA PEDE EQUILÍBRIO”, a campanha Janeiro Branco 2023 aborda sobre o autoconhecimento, emoções e reações que devem andar “de mãos dados” entre saúde emocional e física.

O movimento ocorre no primeiro mês de cada ano porque, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais voltadas a pensar em suas vidas como ser humano, pensam em suas relações sociais, em sua existência, em suas emoções. É como se fosse uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escrever ou a reescrever uma nova meta para o ano.

Saúde mental

De acordo com Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

Segundo a psicóloga do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), Mônica  Stelmach, a saúde mental é a base do que move todo ser humano, é difícil levar uma relação com uma saúde emocional enfraquecida, “Não vamos estar bem o tempo todo e precisamos entender o processo. Um exemplo claro que todas as pessoas carregam são os “efeitos” da pandemia de 2020; e a cada janeiro representa uma nova transição, uma nova fase, uma nova expectativa, por isso buscar ajuda quando o abalo emocional se torna prejudicial, é a melhor opção.”, explicou a psicóloga.

Suporte ao servidor

Servidores do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Cascavel, contam com apoio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), onde encontram o apoio necessário para manter uma saúde mental adequada no ambiente de trabalha, proporcionando assim, uma melhor qualidade de atendimento ao público.

Para a fisioterapeuta, Luciana Wille Kawakami, servidora há 21 anos do HUOP, a pauta de saúde mental é importante pois; o profissional de saúde está junto cuidando, zelando, curando e muitas vezes passam por diversos tipos de sentimentos em um único plantão de seis ou 12 horas por dia.

“Quando voltamos para casa, por vezes esgotados da jornada de trabalho, esse é o momento de olhar para si, saber se está tudo bem. É o tempo que temos de nos reestabelecer para o dia de amanhã. São nesses momentos que precisamos estar atentos e zelar pela nossa saúde emocional e física para poder cuidar da saúde dos outros, sempre haverá aqueles que precisam da gente enquanto profissional e assim seguimos cuidando um dos outros.”, finaliza a profissional.

A saúde mental do servidor é muito importante dentro do ambiente corporativo. O HUOP tem uma característica única, contínua, ele não para, está sempre trabalhando e isso de certa forma cria uma frustração ao servidor que atua dentro do ambiente hospitalar. “Muitas vezes essas pessoas que trabalham incessantemente acabam se esquecendo, deixando de olhar para o que as faz parar/relaxar, se dedicam tanto pelo trabalho que não observam o processo de autocuidado, então nosso objetivo é cuidar de quem cuida, trazendo um apoio na saúde mental do servidor, esse é o nosso foco do Janeiro Branco”, ressaltou Mônica  Stelmach.

_____

Servidor do HUOP e da Unioeste Cascavel, se você estiver precisando de ajuda emocional mande sua mensagem via aplicativo através do número: (45) 3321-5375, afinal, todos temos o direto à saúde mental.

Por: Assessoria de Comunicação Social