Apiesp emite nota sobre o PL 522/2022

A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) informa que, a partir do conhecimento do Projeto de Lei 522/2022, que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná, procurou o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Para esclarecimento dos objetivos da proposta, aconteceu nesta sexta-feira (02), na Sesa, uma reunião com participação do Superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), professor Aldo Nelson Bona, e das instituições de ensino superior que têm Hospitais Universitários – Universidade Estadual do Oeste do Paraná e as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM) e de Ponta Grossa (UEPG).

Na oportunidade, o Secretário garantiu que o PL assegura a autonomia das Universidades, o compromisso de financiamento público dos HUs e a não interferência no funcionamento das inúmeras atividades didático-pedagógicas que sustentam a qualidade da assistência e a contínua formação de profissionais da saúde que caracterizam nossos Hospitais Universitários. A Apiesp solicitou ainda uma agenda permanente com a Sesa, para que as decisões relativas às políticas de saúde no Estado possam ser construídas cada vez mais conjuntamente com as Universidades.