Central de Notícias

Núcleo de Desenvolvimento Regional da Unioeste lança a 9ª edição do Boletim de Conjuntura Econômica de Toledo

 

O Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste – campus de Toledo) lançou, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), a 9ª edição do Boletim de Conjuntura Econômica de Toledo. O Boletim é publicado até quatro vezes por ano e tem como objetivo fornecer informações sobre a economia do município a empresários, cidadãos e gestores públicos.

Esta edição traz análises sobre as demissões na região; a moradia das pessoas em situação de vulnerabilidade; o Produto Interno Bruto (PIB) per capita; as variações da cesta básica; e as oscilações no preço da soja.

De acordo com a publicação, nos meses de maio, junho e julho foram registradas 2.339; 2.420; e 2.403 demissões em Toledo respectivamente. Além de levantar os dados acerca das demissões, é feito um comparativo com as cidades de Arapongas, Apucarana e Umuarama. O Boletim aponta que, mesmo com uma população aproximada, Toledo foi a cidade onde mais ocorreram demissões no período.

O Boletim também avalia a evolução do PIB per capita de cidades paranaenses nos últimos 20 anos. O PIB per capita de Toledo evoluiu de R $13.496 em 2003 para R $44.017 em 2019. Foi realizado um comparativo entre as cidades de Apucarana, Cornélio Procópio, Paranaguá, Pato Branco, Toledo e Umuarama. Neste recorte, Toledo apresentava o segundo maior PIB per capita, atrás de Paranaguá, em 2003. Em 2019, Paranaguá manteve a primeira posição, mas Toledo foi ultrapassado por Pato Branco.

Outro ponto discutido no Boletim é a variação do mercado da soja. De acordo com a publicação, o preço da soja voltou a subir por aumento da demanda interna e externa. No mercado interno, a alta veio pelo aumento da procura para a produção de biodiesel, já no mercado externo a alta veio pelas exportações recordes até o momento no ano de 2022. O Boletim ainda aponta que existe uma expectativa de crescimento na procura dos derivados de soja. O Boletim de Conjuntura Econômica está disponível na íntegra para download, a partir do link https://acit.org.br/area-de-download/ .

Assessoria de Comunicação Social

Daniel Schneider

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.