Central de Notícias

Cerimônia de abertura do 8° EAICTI da Unioeste valoriza pesquisa e reforça papel da ciência

A valorização da ciência e pesquisa realizada dentro da universidade deu o ritmo para a abertura oficial da 8ª edição do EAICTI – Encontro Anual de Iniciação Científica e Inovação da Unioeste que aconteceu na noite desta segunda-feira (28) no auditório da reitoria, em Cascavel.

A abertura foi marcada pela presença de vários representantes das direções de campus, pós-graduação, secretarias, centros, reitoria e do estado. Presencialmente, formaram a mesa de honra: O superintendente de ciência, tecnologia e ensino superior do Paraná, Professor Aldo Nelso Bona; o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Professor Alexandre Almeida Webber, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unioeste, Professora Sanimar Busse, o coordenador do comitê institucional do Programa de Iniciação Científica – CIPIC, Professor Ricardo Vianna Nunes e o diretor de pesquisa da PRPPG e coordenador DO 8º EAICTI, Douglas Cardoso Dragunski.

De forma on-line também houve a participação do vice-reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello; do diretor geral do campus de Cascavel , Professor Doutor Anibal Mantovani Diniz, do diretor geral do campus de Foz do Iguaçu, Professor Doutor Fernando José Martins, diretor geral do campus de Marechal Cândido Rondon, Professor Doutor Davi Félix Schreiner, diretor geral do campus de Francisco Beltrão , Professor Doutor Adilson Carlos da Rocha; do diretor Geral do campus de Toledo, Professor Doutor Remi Schorn; da pró-reitora de Recursos Humanos; professora doutora Joseane Rodrigues da Silva Nobre; da pró-Reitora de Extensão, Professora Doutora Fabiana Regina Veloso; pró-reitor de graduação; Professor Doutor Eurides Küster Macedo Junior; pró-Reitor de Administração e Finanças, professor Doutor Geysler Rogis Flor Bertolini  e do Pró-Reitor de Planejamento, Professor Doutor Gerson Henrique da Silva.

Mas, é claro que todos estavam presentes para evidenciar os aproximados 600 trabalhos inscritos para apresentação durante 3 dias de encontro. “O EAICTI tem como principal objetivo avaliar e divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas, acadêmicos do programa institucional de bolsas de iniciação científica. São acadêmicos que tem contato com a ciência, se dedicam e nos ajudam a fazer pesquisas e isso é de suma importância para formação de um profissional que apresentará um diferencial no mercado de trabalho”, ressalta o coordenador do 8° EAICTI, Douglas Cardoso Dragunski.

“Com tudo o que aconteceu nos últimos 3 anos, a ciência está se consolidando. A ciência não tem fim, sempre teremos dias para estudar, existe a necessidade de investimento e sem ele não conseguiremos chegar aos grandes países desenvolvidos. A Unioeste tem crescido muito, vejo a evolução dessa instituição, nesse momento estamos com 485 bolsas de iniciação científica”, lembra o coordenador do comitê institucional do Programa de Iniciação Científica – CIPIC, Professor Ricardo Vianna Nunes.

O EAICTI

O EAICTI pelo terceiro ano consecutivo é realizado de forma on-line, são três dias de mesas redondas, palestras e apresentações dos projetos de pesquisas desenvolvidos dentro da Unioeste, uma resposta importante para a sociedade “Muitos alunos tiram o pouco tempo que tem para se dedicar à pesquisa, mesmo não recebendo bolsas, a iniciação científica é uma dentre várias atividades que levarão estudantes a viver experiências muito ricas. Estamos aqui lutando pela ciência e a provar e comprovar seu papel para o desenvolvimento social, econômico, tecnológico e humano”, disse a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unioeste, Professora Sanimar Busse.

Neste ano o tema do EAICTI foi inovação e é justamente essa a missão da Universidade, inovar e transformar realidades e vidas e por isso é tão importante buscar o incentivo para os estudantes bolsistas e voluntários “São várias pessoas que se esforçam para que a pesquisa esteja mais forte na Universidade e nosso papel é tentar buscar subsídios para esses jovens pesquisadores. Por isso, desde o início da gestão trabalhamos para equilibrar as bolsas institucionais com as bolsas de fomento, nesse momento, com apoio do Governo, vem o reajuste da Fundação Araucária e nós por recursos da própria universidade conseguimos dar uma parcela a mais para que todas as bolsas fossem iguais, mas ainda é pouco, nossos estudantes merecem muito mais do que isso, como o auxílio moradia de R$ 200 reais recém aprovados”, evidencia o reitor da Unioeste, Alexandre Webber.

O superintendente de ciência, tecnologia e ensino superior do Paraná, Professor Aldo Nelson Bona veio à Unioeste especialmente para participar desse primeiro dia do EAICTI “Quero enaltecer e louvar o esforço institucional em nome do reitor Alexandre Webber em complementar o valor do CNPQ para que tenha os mesmos valores das bolsas que pagamos no estado e na Unioeste. Isso é o claro reconhecimento da importância da formação de pesquisadores para o bem do estado e do nosso país. O EAICTI é uma ótima oportunidade para troca de ideias e experiências entre orientadores e estudantes”.

Premiados

A cerimônia de abertura do EAICTI foi pensada de forma a chegar em todos os inscritos, dos 5 campi (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Toledo) mas também dar espaço para que toda comunidade acadêmica ou não seja apresentada para o mundo da pesquisa e ciência, inclusive o evento contou com o apoio dos intérpretes do CAS (Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná) do Núcleo Regional de Educação de Cascavel.

Antes da palestra da noite, realizada de forma remota, conduzida pelo Prof. Dr. Luiz Marcio Spinosa, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, com o tema “Atuação da Fundação Araucária na Área de Inovação”, todas as pessoas que acompanhavam o evento puderam conferir a apresentação da Orquestra Sinfônica de Cascavel e logo na sequência ficaram sabendo quais foram os trabalhos premiados no EAICTI do ano passado:

Ciências Exatas da Terra

Aluna: Giulia Sayuri Fukase dos Santos

Orientador: Reinaldo Aparecido Bariccatti 

Estudos de incorporação de óxido de ferro em carvão ativo: Avaliação na capacidade de adsorção de corantes orgânicos

Ciências Agrárias

Aluno: Henrique Eduardo Fey

Orientador: Flavio Gurgacz

Avaliação da resposta de um sensor de fluxo em diferentes tipos de fertilizantes e dosadores

Ciências Biológicas

Aluna: Estéfani Marin

Orientadora: Sara Cristina Sagae Schneider

Potencial tóxico e oxidante do inseticidade Sumilarv (piriproxifem) em tecidos biológicos e sanguíneos da prole de ratas Wistar

Engenharias

Aluno: Gabriela Campos Hidalgo de Almeida

Orientador: Carlos Eduardo Borba

Síntese e caracterização de adsorvente à base de carbono para separação da mistura CH4/CO2

Ciências humanas

Aluno: Yuri Leander Schmidt Neukirchen

Orientador: Rinaldo José Varussa

Leis e direitos na regulamentação do mercado de cereais na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX

Ciências Sociais e Aplicadas

Aluna: Karina Toniasso

Orientanda: Elizandra da Silva

Comportamento de consumo sustentável e não-sustentável de estudantes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus Cascavel, PR.

Letras e Linguística

Aluna: Edileusa de Fátima Vaz 

Orientadora: Maricélia Nunes dos Santos

Abordagens da Literatura no ENEM e em provas de vestibular

Ciências da Saúde

Aluna: Érica Sabrina Zuppa

Orientadora:  Marina Kimiko Kadowaki

Avaliação de crescimento do Lactobacillus acidophillus na presença dos xilooligossacarídeos obtidos da palha de milho.

 

Texto: Thiago Leandro

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.