Central de Notícias

Dia do assistente social: profissionais indispensáveis no Huop

Hoje é um dia dedicado aos assistentes sociais, profissionais presentes na equipe multidisciplinar do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) e de extrema importância. Cada paciente, familiar e funcionário, tem direitos e questões sociais, e o papel do Serviço Social é auxiliar nessas demandas. “No caso de pacientes internados, é importante conhecer a parte social, socioeconômica, familiar, desse paciente, para identificar quais os aspectos da vida desse paciente na área social”, comenta a assistente social e coordenadora dos serviços multidisciplinares do hospital, Dalas Cristina Miglioranza.
 
Os profissionais do Serviço Social são distribuídos para atender as alas do hospital e é uma profissão que com o tempo foi se tornando mais reconhecida entre a equipe e os pacientes. “Primeiro identificamos qual é a demanda, a necessidade que esse paciente ou familiar está nos trazendo, e identificamos as formas de encaminhamentos mais resolutivos possível”, diz a assistente social, mostrando que o trabalho é uma forma de facilitar também as resoluções de demandas necessárias.
 
Além disso, como todo o hospital, o Serviço Social requer uma constante adaptação, como por exemplo na pandemia, onde o atendimento on-line teve que ser realizado. Dalas trabalha no Huop há mais de 20 anos e percebe as mudanças. “Percebemos a complexidade da assistência hospitalar, cada vez mais. E o Assistente Social também precisa se atualizar e se renovar em relação à situação. Hoje nós vemos situações de internamento diferente de anos atrás, por exemplo. A profissão caminha junto com as demandas do hospital para realizar o trabalho”, explica.
 
É muito importante que o Serviço Social esteja presente na recuperação do paciente até na alta hospitalar, é um auxílio indispensável para ele e para a equipe, que hoje procura mais esse serviço. “Se o paciente chega no hospital e a equipe já identificou uma necessidade, ela já passa para o serviço, que vai dar continuidade”, conta Dalas. Segundo ela, é satisfatório poder atender e resolver as demandas dos usuários. “Toda vez que conseguimos ser mais resolutivo possível, a gente tem uma gratificação enquanto profissional, uma gratificação de auxiliar e sanar uma necessidade do usuário”, finaliza.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.