Unioeste: Campus de Toledo encerra curso de limpeza e manutenção de piscinas públicas

O Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) promoveu a cerimônia de encerramento do curso de Limpeza e Manutenção de Piscinas Públicas, feito em parceria com a Escola de Governo da Prefeitura Municipal de Toledo.

Na ocasião o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, disse que a Unioeste tem um papel na melhoria da cidade ao formar e aperfeiçoar profissionais. “A Universidade pela ciência, pesquisa e pelo interesse da conexão com o mundo fora do espectro acadêmico contribui muito para a gente melhorar as condições de vida das pessoas e faz com que tudo aquilo que se investe – do ponto de vista material, financeiro, estruturante –  é dinheiro que tem de estar à serviço da vida”, pontua Lunitti.

Servidor de manutenção de piscinas, Heber Sander Zulian agradece aos professores pela melhora na qualidade da água proporcionada pelos conhecimentos adquiridos no curso. “Eu conversei com eles no início do curso, nossa água estava verde, turva, os produtos não estavam funcionando. Aí eles falar que tinha que trocar, por produtos de melhor qualidade. Foi trocado, colocado nas medidas que eles sugeriram e agora a água está cristalina, azul”, conta Zulian.

O coordenador do curso, Plínio Ribeiro Fajardo Campos conta ainda que foi a primeira vez que trabalhou ensinando os servidores do município e que tais parcerias fortalecem a Universidade. “As parcerias fortalecem o nosso vínculo, nossa relação com o município, com a comunidade. A comunidade passa a ver a Insituição como um lugar onde pode vir adquirir conhecimento, aprender, ensinar também (porque a gente acaba aprendendo nessa relação de troca)”, explica. O professor também comentou que há novas parcerias planejadas voltadas à capacitação dos servidores da Prefeitura.

Um dos professores envolvidos no projeto, Sérgio Makrakis, ressaltou o preparo que tiveram para ministrar o curso, pois havia pessoas com diferentes formações entre os alunos. “A cada encontro que acontecia, demandava uma avaliação nossa aula que havia acontecido, para que a gente pudesse fazer complementações, adequações para a aula seguinte. Isso permitiu que tivéssemos uma aproximação e uma interação com o público, ou seja, essa é uma questão enquanto um curso de extensão. Um curso de extensão, quando a gente entende o conceito é  uma via de mão dupla. Não é só nós que estamos levando conhecimento, nós também aprendemos muito com eles”, avalia Makrakis.

Makrakis ressalta ainda que as aulas não ficavam restritas aos procedimentos de limpeza e manutenção. “E todas as discussões foram, muitas vezes, debatidas, não era simplesmente nós jogarmos o conteúdo, mas sim eram debates bastante interessantes que partiam desde a quantificação dos produtos até como especificar produtos para atender a licitação, por exemplo – já que você tem que ter essa atenção, como nós temos como servidores públicos, de comprar um produto que realmente venha atender à questão do preço, mas a qualidade, porque nem sempre o menor preço vai te resultar numa melhor qualidade”, explica o professor.

Também participaram do evento os professores Maristela Cavicchioli Makraris; a diretora da Escola de Governo, Beatriz Quincozes de Azevedo.