Cientista da Unioeste - Divair Christ

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking está o professor Divair Christ que está na Unioeste desde 1997 no curso de Engenharia Agrícola no Campus de Cascavel que comenta sobre a citação no rabking. “Estar na lista dos cientistas mais influentes da América Latina e do mundo pode ser considerado como reconhecimento pelos trabalhos, principalmente na formação de recursos como pensadores do conhecimento científico e a busca por soluções de problemas na pós-colheita de produtos agrícolas. Ao mesmo tempo é um incentivo ao trabalho para que possamos crescer sempre mais e ter maior visibilidade das pesquisas desenvolvidas”.

Projetos

O professor explica que os projetos desenvolvidos por ele na Universidade envolvem principalmente o uso de tecnologias emergentes na pós-colheita de grãos e cereais, como a aplicação de Ozônio para controle de Fungos e pragas de armazenamento, estudos de sistemas de secagem com mais eficiência e que proporcionam um produto de melhor qualidade e também sistemas de armazenamento com o objetivo de minimizar as perdas qualitativas de quantitativas de grãos.

Currículo

Divair possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1995); doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Pós-doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ingressou na Universidade Estadual do Oeste do Paraná no ano de 1997 como  Professar Auxiliar atuando no curso de graduação em Engenharia Agrícola. A partir de 2006 passou a atuar também no curso de pós-graduação em Engenharia Agrícola. Atualmente é professor Associado e orienta alunos de Iniciação científica, especialização, Mestrado e Doutorado. Desenvolve pesquisas na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Pré-Processamento de Produtos Agrícolas e Planejamento experimental e otimização de processos, atuando principalmente nos seguintes temas: secagem, armazenagem, qualidade, segurança dos alimentos.