Cientista da Unioeste - Gladson Ricardo Flor Bertolini

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking 2021 está o professor Gladson Ricardo Flor Bertolini que desde 2000 leciona no curso de Fisioterapia no Campus de Cascavel. Ele comentou que “apesar de saber que existem muitas críticas, inclusive algumas fundamentadas, com relação à metrificação de cientistas. A presença de meu nome na lista vi como um grande incentivo para continuar com meu trabalho, principalmente entendendo o momento terrível que a ciência vive hoje no Brasil”.

Projetos

O professor salientou que faz pesquisas no campo da reabilitação física, tanto em humanos quanto em animais de experimentação, atuando principalmente nas linhas de pesquisa de eletrotermofototerapia, plasticidade do sistema musculoesquelético e dor.

Currículo

Gladson possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2003) e doutorado em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor associado C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, docente da graduação em Fisioterapia e Programa de pós-graduação em Biociências e Saúde (M/D). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, laser de baixa potência, alongamento muscular, imobilização e remobilização, dor e ultrassom terapêutico. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária (2013-2015; 2019-2021). Membro do Comitê Assessor de Área - Fisioterapia INEP (MEC). Plantonista do Centro de Reabilitação Física da Unioeste, com atendimento em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica.