Central de Notícias

Cientista da Unioeste - Éder André Gubani

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou  a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking 2021 está o professor Éder André Gubani, que desde 2008 está no curso de Engenharia  de Pesca no Campus de Toledo. Ele comenta que vê essa indicação “como um prêmio pelo trabalho desenvolvido ao longo de mais de 15 anos como Cientista. Fazer Ciência no Brasil, não é uma tarefa fácil e, apesar de tantas dificuldades, poder se destacar dentre tantos outros ótimos Cientistas é muito gratificante. Obviamente que, não poderia deixar de agradecer a tantas pessoas que, juntamente comigo, foram também responsáveis por essa indicação, especialmente toda nossa equipe de trabalho do Grupo de Pesquisas em Recursos Pesqueiros e Limnologia-GERPEL, Campus Toledo, e todos os meus orientandos que, sem eles isso também não seria possível.

Projetos

Dentre os projetos citados pelo professor nas linhas de pesquisa do docente estão: “Invasões biológicas em ambientes aquáticos continentais: padrões e processos” que tem como objetivo testar os efeitos das invasões biológicas em ambientes aquáticos continentais, especialmente rios, riachos e reservatórios. “Pretendemos avaliar quais são os principais padrões no processo de invasão desses ambientes aquáticos. Quais são os efeitos promovidos sobre a comunidade e as populações de peixes a partir da chegada e estabelecimento de uma espécie não-nativa. Além disso, pretendemos entender quais são os mecanismos associados ao processo de invasão que permitem o sucesso de uma invasora no novo ambiente, a fim de propormos medidas de mitigação e manejo de espécies não-nativas nos locais em que elas são invasoras”. O segundo projeto intitulado “Índices Multimétricos para avaliação da integridade biótica em ambientes aquáticos: desenvolvimento e aplicação” tem como objetivo o desenvolvimento teórico e empírico de índices multimétricos para avaliação da integridade biótica em ambientes aquáticos continentais, principalmente riachos, rios e reservatórios. “Nós pretendemos desenvolver os conceitos teóricos relacionados aos desafios para a construção e aplicação de índices em nível global, especialmente àqueles referentes a escolha e identificação de locais de referência, escolha e classificação das métricas, escolha dos melhores grupos biológicos para sua aplicação e métodos estatísticos para a elaboração e escolha do melhor índice multimétrico. Além disso, pretendemos construir e aplicar novos índices cada vez mais realísticos para propor medidas de mitigação e preservação de ambientes aquáticos”. E, por fim, o terceiro projeto intitulado “Pesca Esportiva no reservatório de Itaipu: aspectos gerais e perfil sócio-econômico dos pescadores” tem como objetivo avaliar o perfil sócio-econômico dos pescadores esportivos do reservatório de Itaipu, alto rio Paraná, Brasil. Com isso se pretende identificar possíveis efeitos positivos e negativos sobre o turismo local e sobre os estoques pescados .

Currículo

Professor Éder é graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002), Mestre em Ciências Ambientais e Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) da Universidade Estadual de Maringá (2004 e 2007). Atualmente, está como professor Associado C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no curso de Engenharia de Pesca, Campus Toledo. É orientador nos Programas de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca-PREP, Campus Toledo, e Conservação e Manejo de Recursos Naturais-PPRN, Campus Cascavel. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Recursos Pesqueiros de Águas Interiores, atuando principalmente nos seguintes temas: Estrutura de populações e abordagens de Comunidades, especialmente pesquisando os efeitos das invasões biológicas e a aplicação de técnicas para melhorar a integridade biótica em ecossistemas aquáticos. Já publicou 64 artigos científicos e 53 capítulos de livros. Orientou 22 mestres e quatro doutores, um especialista e seis monografias de graduação. (link para o currículo http://lattes.cnpq.br/9034190459322164)

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.