Projeto 'Unioeste na Comunidade' realiza ação em Toledo

Durante o último final de semana, o projeto de extensão “Unioeste na Comunidade”, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - realizou uma ação no salão da Igreja Evangélica Quadrangular, no Jardim Esperança, em Toledo. A ação teve a participação de alunos do Projeto Rondon e serviu como treinamento para os estudantes que irão participar das próximas edições, em fevereiro de 2022: Amapá mais Forte e Rondon nas Gerais.

Participaram da ação os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. As estudantes ofereceram à comunidade serviços como aferição de pressão arterial, vereficação do nível de glicose no sangue, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações nutricionais e de saúde, e ensinamentos sobre higiene bucal. Os estudantes também ofereceram jogos e brincadeiras às crianças, como queimada, badminton, desenhos e pintura facial.

O coordenador do projeto, professor Marcos Freitas de Moraes, avalia a ação como positiva. “Depois de mais de um ano e meio de expectativa para um evento presencial, estávamos ansiosos para o retorno e foi um sucesso!”, comemorou Moraes.

A professora do curso de Odontologia, Adriana de Castro Martinez, que também participa do Projeto Rondon e orientou os estudantes na ação, comentou que o envolvimento dos alunos contribui para a atuação no Rondon. “Eles já estão treinando o que farão na comunidade e isso ajuda a adquirir mais confiança e, também, aqui eles têm um contato mais próximo com a comunidade, que é o que vivenciarão no Rondon”, avalia Martinez.

A estudante de Enfermagem, Juliane Antunes de Oliveira, explica que esta é uma das ações da Universidade onde é possível aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula na comunidade. “Nossos estudos são financiados com dinheiro público, então, é justo que se reverta esse conhecimento em prol da comunidade. E, também, há essa troca de experiências entre nós e a comunidade, que é bastante positivo”, avalia Oliveira.

Pela manhã, os estudantes receberam a formação para participar do Projeto Rondon e realizaram dinâmicas para conhecer os colegas com quem desenvolveram as atividades da operação no próximo ano.