Central de Notícias

Unioeste: Campus de Toledo assina convênio com a Prefeitura  de Toledo

Previous Next

O Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Prefeitura de Toledo firmaram convênio para cooperação técnica, científica, cultural e financeira. O convênio recém-assinado tem validade de 60 meses a partir da data de assinatura.

A parceria entre a Prefeitura e a Unioeste pretende estabelecer o desenvolvimento econômico do município, das empresas e das organizações locais. Entre os objetivos estabelecidos estão: a promoção de ações que visem geração de emprego e renda; desenvolvimento de produtos e processos que viabilizem negócios para o setor rural, de serviços e industrial; apoio mútuo na melhoria da qualidade da Educação e das ações culturais do município; qualificação dos servidores municipais por meio da Escola de Governo; desenvolvimento tecnológico e científico de Toledo; desenvolvimento do Centro de Referência em Nutrição e Piscicultura; e cooperação com o Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) para execução, produção e divulgação de pesquisas e projetos nas áreas socioeconômicas, demográficas, agronegócio e de desenvolvimento local e regional.

Para o diretor de Pesquisa da Unioeste, professor Douglas Cardoso Dragunski, a parceria entre a Universidade e a Prefeitura de Toledo beneficia os piscicultores da região, que ganham qualidade e produtividade. “Isso permite que a piscicultura se torne cada vez mais abrangente aqui na região de Toledo e ganhe, logicamente, níveis de produção e renda cada vez maiores para os nossos produtores”, avalia Dragunski.

O diretor-geral do Campus de Toledo da Unioeste, Remi Schorn, avalia que, com o convênio, a Universidade abre mais um espaço para contribuir com a sociedade, por meio das pesquisas e, também, de estar à disposição e aprender com a comunidade e aprimora a pesquisa, a extensão e o ensino universitários. “Este convênio diz respeito a várias áreas, na cultura, na ciência, nas artes, enfim, no conjunto daquelas ações que fazem, impulsionam e, também, por excelência, na produção dessa região, fazem uma diferença significativa, no sentido de aprimorar a nossa vida e melhorar a vida de todos na comunidade”, pondera Schorn.

Para o prefeito de Toledo, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt, a parceria vem para qualificar os serviços públicos. “Estamos buscando novas tecnologias e alinhar o conhecimento da universidade com as necessidades de Toledo. O intuito é potencializar e qualificar os serviços públicos”, disse o prefeito.

A coordenadora do NDR, Crislaine Colla, explica que o Núcleo é composto pelos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, em Economia e, também, pelo curso de Ciências Econômicas. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo abrangem as áreas como economia, desenvolvimento regional, demografia, agronegócio e logística. “Essa parceria e cooperação visa fortalecer a relação Universidade-Organizações e, também, estimular as atividades de extensão junto ao município, com o objetivo de gerar benefícios econômicos e sociais a toda a comunidade”, argumenta Colla.

A coordenadora do projeto de extensão COM QUÍMICA das Crianças, Márcia Borin da Cunha (projeto que trabalha com as crianças do ensino infantil da rede municipal), acredita que o convênio dá sustentação para continuar a desenvolver as atividades com a Prefeitura e consolidar o trabalho que vem sendo realizado. “Para o ano de 2022 várias ações já estão previstas nesse acordo que nós já tínhamos com a Prefeitura. Então, o convênio só vem nos apoiar e dar sustentação a algumas coisas que já estão sendo realizadas e certamente outras parcerias e outras demandas vão surgir a partir desse convênio. Todos os cursos já fazem algum tipo de trabalho, mas, a partir do convênio, esses trabalhos vão fomentar outras propostas junto com a prefeitura”, explica Cunha.

 

Assessoria de Comunicação Social

Daniel Schneider – Jornalista Residente

Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.