Deputado Hermes “Frangão” Parcianello confirma R$ 1 milhão para Casa do Estudante em Cascavel

O deputado Federal Hermes “Frangão” Parcianello confirmou que irá destinar uma verba de R$ 1 milhão de reais para a construção da Casa do Estudante Universitário, que será instalada no campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.

O parlamentar, que é formado na Unioeste, disse que, desde sua época de estudante, a Casa do Estudante é um desejo de toda a comunidade universitária, com isso, ele se comprometeu na viabilização do projeto. “Na época, na década de setenta, já se falava em termos uma casa do estudante. E quis o destino que eu recebesse essa demanda, portanto, irei viabilizar um milhão de reais e os estudantes terão essa casa do estudante na nossa Unioeste”, afirmou.

Esta conquista foi confirmada pelo reitor da Unioeste, professor Alexandre Webber, ainda no fim de setembro, em Brasília. “Este pleito já existe há muito anos, mas agora, vamos ter um problema ainda mais grave do que já tínhamos, pela crise econômica que estamos vivendo, e com isso aumentar a necessidade de avançarmos mais rápido na assistência estudantil. A Universidade já deu um grande passo anos atrás com os Restaurantes Universitários e o segundo passo, agora, é a Casa do Estudante”, explicou.

O Diretor-Geral do Campus de Cascavel, Anibal Mantovani Diniz, agradeceu ao Deputado Hermes Parcianello pelo direcionamento dos recursos para a construção da Casa do Estudante e enalteceu a importância desse projeto: “O projeto tem uma relevância gigantesca, não só para os estudantes, mas para toda a comunidade acadêmica. Nós, quanto instituição, temos a obrigação de prover que o aluno se mantenha aqui em Cascavel e nos outros campi. A Casa do Estudante propicia isso, porque ela acolhe, resolve problemas de moradia, ou seja, além de estudar aqui, ele irá morar aqui e  produzirá mais. A região ganha muito com isso”, enfatizou.

A universidade busca recursos para realizar a construção da Casa do Estudante nos outros quatro campi da Unioeste. O reitor, Alexandre Webber comentou também que o pedido para liberação de emendas para construção dos espaços, foi feito para outros deputados da região, de acordo com as cidades que sediam os campi.

O vereador Edson Souza colaborou com o envio das demandas da universidade aos deputados, intermediando a visita ao deputado Hermes Parcianello e aos demais parlamentares.

A universidade agora aguarda a liberação dos recursos para, assim que possível, iniciar os trâmites para a construção das unidades da Casa do Estudante.