Unioeste: Acadêmica cria sistema que facilita o estudo de elementos em lâminas histológicas

Um Trabalho de Conclusão de curso de Ciência da Computação do campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) irá facilitar a quantificação da área de tecidos em lâminas histológicas. Intitulado “Sistema para Quantificação de Elementos do Tecido Pancreático em Imagens Microscópicas Através da Segmentação com Superpíxel e Graph-Cut”. Desenvolvido pela egressa do curso de Ciência da Computação Kame Haung Zhu, o TCC foi orientado pelo professora doutora Fabiana Frata Furlan Peres, com participação do professores doutores do curso de Ciência da Computação Claudio Roberto Marquetto Mauricio do Laboratório de Computação Gráfica e Processamento de Imagens (LabCGs) e Sabrina Grassioli do Programa de Pós Graduação em Biociências e Saúde.

A professora Fabiana salienta que o projeto se trata de um software para atender uma demanda  do Laboratório coordenando pela professora Sabrina que envolve o desenvolvimento de sistema para processamento de imagens digitais. Ao tomar conhecimento dos trabalhos desenvolvido no Laboratório identificou-se a possibilidade de auxiliar a realização das tarefas laboratoriais usando as imagens digitais capturadas. “Buscamos alternativas do emprego de técnicas computacionais, em especial de processamento digital de imagens, para auxiliar o desenvolvimento das atividades de estudos histológicos de maneira automática ou semi-automática”, frisou

Kame explica que o software permite que a pessoa possa fazer o processo de segmentação dos elementos do pâncreas com mais liberdade, alguns desses elementos seriam os ácinos e as ilhotas de Langerhans. Em relação à quantificá-los, o objetivo seria descobrir o quanto eles equivaleriam em tamanho real, em escala micrométrica. Isso tudo em imagens microscópicas do tecido pancreático, não precisando que a pessoa realize um contorno perfeito no elemento como acontece em outros sistemas. “O que motivou fazer o trabalho na área foi primeiramente a familiaridade com o assunto, pois já fazia iniciação científica relacionado à saúde e depois de ter conhecimento de algumas necessidades que o laboratório sob o comando da professora Sabrina possui, como por exemplo, a quantificação de elementos do tecido em imagens microscópicas, saber a porcentagem equivalente ou o tamanho real”.

Para professora Sabrina comenta que em contato com os professores Claudio e Fabiana do Curso de Ciência da Computação de Foz do Iguaçu foi firmada a parceria para o desenvolvimento de um software para análise de imagem, uma necessidade do grupo de pesquisa. Assim, a aluna de graduação Kame H. Zhu, do curso de Ciência da computação de Foz do Iguaçu foi desafiada durante seu Trabalho de Conclusão de Curso, a desenvolver um sistema que pudesse quantificar área de tecidos em lâminas histológicas. “Nós então cedemos imagens fotomicrográficas do pâncreas endócrino e a aluna elaborou um sistema de análise eletrônica.  Deste trabalho resultou o seu TCC final eu fiz parte da banca de avaliação e pude contemplar a qualidade do trabalho desenvolvimento e o bom aproveitamento da ferramenta desenvolvida pela estudante, que tem duas principais vantagens para nós, é de fácil aplicação e reduz o tempo gasto em análise de imagens, inclusive quando comparados a programas analisadores de imagens, como Image J já disponível gratuitamente nas redes. Assim, este trabalho abre uma parceria interdisciplinar entre nossas áreas, bem como, possibilita a geração de novos softwares de análise de imagens de tecidos, o que agiliza a obtenção de resultados e eleva a confiabilidade dos dados, fator importante para o impacto das publicações científicas”.

Segundo o professor Claudio o projeto desenvolvido nesta parceria do Laboratório de Computação Gráfica e Processamento de Imagens-LabCG com a professora Sabrina Grassiolli do PPG-BCS abre possibilidades para novas cooperações, demonstrando que é possível obter resultados relevantes em cooperações de cursos de diferentes áreas. O LabCG é um laboratório do curso de Ciência da Computação, localizado no Centro de Engenharias e Ciências Exatas da Unioeste-Foz. O professor destaca que “estas experiências interdisciplinares em projetos aplicados contribuem muito com a formação acadêmica dos alunos e a experiência anterior da aluna em iniciação científica permitiu a elaboração de um TCC com excelentes resultados”. Frisa ainda que “a expertise das professoras Fabiana e Sabrina foram fundamentais para elaborar a proposta deste trabalho, mas o interesse e disposição para a cooperação é que viabilizaram o alcance destes resultados”.

Os docentes envolvidos reafirmam que o projeto atendeu necessidades do grupo de pesquisa. No desenvolvimento do trabalho houve um empenho de todo o grupo. “Buscamos alternativas do emprego de técnicas computacionais, em especial de processamento digital de imagens, para auxiliar o desenvolvimento das atividades de estudos histológicos de maneira automática ou semiautomática. Desenvolvendo Iniciação Científica e trabalhos de conclusão de curso com nossos alunos de graduação”.

Parceria

Os professores do curso de Ciência da Computação também mantêm uma parceria de longa data com a profa. Dr.a Leonilda Correia dos Santos, farmacêutica bioquímica, que atualmente é docente da Unioeste. A professora Leonilda atuou por muitos anos no laboratório ambiental de Itaipu mantendo uma parceria com o profressor Claudio R. M. Mauricio onde juntos realizaram diversas pesquisas para desenvolvimento de sistemas de processamento de imagens especializados em microscopia. Um dos trabalhos desenvolvidos resultou em um Contador de células vermelhas baseado em imagens para múltiplas espécies de animais silvestres e domésticos.