Covid-19: UNIOESTE segue realizando exames RT-PCR junto à comunidade

O Laboratório de Bioquímica Molecular (LaBioqMol) do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), vinculado ao curso de Farmácia e ao Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Instituição, realiza desde novembro exames de RT-PCR para o diagnóstico da Covid-19 por R$ 200,00.

Os exames são realizados às segundas, quartas e sextas-feiras e as coletas feitas no Ambulatório PAPSI entre 07h e 08h da manhã, é necessário agendamento prévio pelo whatsapp (45) 99137-0966.

Como não são subsidiados pelo governo, a necessidade de cobrança. Essa ação faz parte de um projeto de extensão como prestação de serviços à comunidade, em parceria público privada implementada entre a UNIOESTE, a FUNDEP e o Instituto São João-SICOOB iniciado em julho de 2020, sendo esta parceria responsável pela estruturação do LaBioqMol, Laboratório de Bioquímica molecular que realiza os exames.

O exame realizado pela UNIOESTE tem vários diferenciais: rapidez do resultado, precisão analítica evitando resultados falso-positivos e falso-negativos, determinação da carga viral e possibilidade da destinação de amostras positivas, mediante autorização pelos pacientes, para futuros estudos científicos envolvendo o vírus e suas cepas circulantes que serão realizados dentro da Rede Genômica do Paraná – NAPI Genômica.

O valor de R$ 200,00 pode ser pago pelo paciente por cartão de crédito, débito, PIX ou em dinheiro no momento da coleta. Os resultados dos exames são encaminhados aos pacientes via e-mail e whatsapp.

O Laboratório da Universidade está certificado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN) e faz parte da Rede Estadual Notifica Covid.

Até o momento mais de 300 exames já foram realizados pela UNIOESTE e o conhecimento científico gerado a partir desta ação vinculada à prestação de serviços tem contribuído para o desenvolvimento profissional de estudantes da graduação, pós-graduação por meio da geração de pesquisas, cumprindo uma das principais missões da Universidade que é colocar sua expertise e profissionalismo a serviços da população visando o desenvolvimento local, regional e nacional.