Acadêmico

De Wiki Unioeste NTI
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Voltar Voltar


1. Funções do sistema associadas ao perfil Aluno

Resumo: tem acesso ao sistema para consultar nota e frequência em disciplina, realizar plano de estudo e matricular-se em atividades.

Login

Para acessar o Sistema Gerenciador de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (SGPPStricto), o usuário deve efetuar o login seguindo os seguintes passos:
1. Acesse o endereço http://www.unioeste.br/sistemas/;
2. Preencha seu nome de usuário (Ex: "nome.sobrenome");
3. Preencha sua senha;
4. Clique em Entrar;
5. Escolha o Padrão SGPPS-Acad;
6. Clique em Entrar no Sistema;

Após a matrícula (entrega de documentos) na Secretaria Acadêmica, o Aluno recebe um nome de usuário e senha e em até 24 horas, recebe o acesso ao sistema (SGPPS-Acad).
Uma vez efetuado o login e escolhido o sistema SGPPS-Acad, o usuário é direcionado à tela principal do sistema. Esta tela possui abas que dão acesso a diferentes funcionalidades.
As abas aparecem de acordo com o tipo de aluno (regular ou especial) e ainda se o período da funcionalidade está vigente. As abas mais comuns são: “Documentos”, “Plano de Estudos” e “Matrícula”.

Aba “Documentos”


A1.JPG

Figura 1. Tela inicial do sistema (documentos disponíveis para emissão online)


Os documentos disponíveis nesta tela (Figura 1), podem ser emitidos e impressos pelos alunos, bastando clicar no botão “Gerar”.
Com relação a garantia de veracidade dos documentos, há no rodapé dos documentos (Figura 2) um link que pode ser acessado pelo órgão recebedor, para averiguar a legitimidade do mesmo.


A2.JPG

Figura 2. Rodapé do documento emitido online


Aba “Plano de Estudos”

O plano de estudos é um formulário realizado pelo aluno regular e deve ser alimentado de atividades que o aluno realizará durante todo o curso de pós-graduação stricto sensu.


A3.JPG

Figura 3. Aba plano de estudos


A Figura 3 ilustra a tela de elaboração do plano de estudos pelo aluno regular. Para criar um plano de estudos, o período de criação/edição deve estar vigente e o aluno deve clicar no botão “Editar”.
A Figura 4 representa a estrutura de plano de estudos criada. Ela é subdividia em tópicos, a saber: “Suas Observações” pode ser utilizado para informar algo relevante ao Orientador e Coordenação que não esteja informado nos tópicos seguintes.
“Seus aproveitamentos” utilizado para informar as disciplinas que o aluno já fez em outro Programa e irá aproveitar ou disciplinas que o aluno cursará em outro Programa de Pós-Graduação.
Os tópicos seguintes referem-se aos grupos de atividades, onde cada grupo possui atividades (disciplinas, defesas, proficiências, etc.) que podem ser selecionadas pelo aluno.
São selecionadas atividades que o aluno cursará no Programa de Pós-Graduação. Para finalizar, o usuário deve clicar no botão “Concluir” Botao concluir.JPG.


A4.JPG

Figura 4. Criação de um plano de estudos


Na sequência, o sistema perguntará se deseja notificar o orientador a respeito da nova versão do plano de estudos (Figura 5), caso afirmativo, o sistema dispara um e-mail avisando o orientador.


A5.JPG

Figura 5. Notificar o orientador


Após a conclusão da edição do plano de estudos, o aluno poderá acompanhar o andamento do plano de estudos através dos tópicos “Avaliação do Orientador” e “Avaliação da Coordenação” ilustrados na Figura 6.
Para que um plano de estudos se torne válido e vigente, deve ser aprovado tanto pelo Orientador quanto pela Coordenação.


A6.JPG

Figura 6. Visualizando avaliação de um plano de estudos


Na Figura 6, o botão menu Botao menu.JPG dá acesso aos itens de menu das Figura 7 e Figura 8, o primeiro fica disponível quando o período de edição do plano de estudos está vigente, e o segundo, quando o período não está vigente.


A7.JPG
Figura 7. Menu no período de vigência do plano de estudos



A8.JPG
Figura 8. Menu no período de não vigência do plano de estudos


Ao clicar no botão “Editar” da Figura 7, o sistema analisa se neste plano de estudos já foi avaliado pelo Orientador ou Coordenação, caso afirmativo, o sistema notificará o usuário (Figura 9) sobre a necessidade de criar uma cópia do plano de estudos para que seja possível a edição, criando assim um versionamento, ou seja, um histórico de alterações de plano de estudos.
Caso ainda não tenha sido avaliado, o sistema libera o plano de estudos para edição (Figura 4) sem a realização da cópia.


A9.JPG

Figura 9. Notificação para realizar cópia do plano de estudos


Ao clicar no botão “Imprimir comprovante” na Figura 7 ou Figura 8, o sistema gera um documento no formato pdf com as informações que constam no plano de estudos.
Ao clicar no botão “Carregar outra versão” na Figura 7 ou Figura 8, o sistema abre a janela ilustrada na Figura 10, a qual disponibiliza ao usuário o histórico das últimas 5 versões de plano de estudo criada.
O usuário pode decidir qual visualizar e depois clicar no botão “Carregar”. A versão com o símbolo Estrela.jpg marca a versão de plano principal aprovado e vigente, ou seja, o que vigora neste momento.


A10.JPG

Figura 10. Histórico de plano de estudo


Aba “Matrícula”

A aba matrícula (Figura 11) disponibiliza ao aluno regular a função de realizar matrícula em atividades, como exemplo: disciplinas. Esta aba fica visível enquanto o período de matrícula em atividades está vigente.
Caso o programa de pós-graduação exija que o aluno elabora o plano de estudos, então o aluno deve primeiramente criar um plano de estudos e aguardar sua aprovação para que possa realizar a matrícula em atividades.
E neste caso, só conseguirá matricular-se em atividades pertencentes a um plano de estudo vigente.


A11.JPG

Figura 11. Aba Matrícula


Para realizar a matrícula em uma atividade, o aluno deve clicar no botão matricular-se Botao matricula.JPG, caso deseja realizar o inverso, o aluno deve clicar no botão desmatricular-se Botao desmaticula.JPG.
O botão menu Botao menu.JPG dá acesso aos itens de menu da Figura 12. Ao clicar no botão “Imprimir comprovante” o sistema gera um documento no formato pdf com as atividades matriculadas pelo aluno.


A12.JPG
Figura 12. Menu Matrícula


O botão “Solicitar confirmação de vínculo institucional” (Figura 12), é aplicável para alunos que não irão realizar matrícula em nenhuma atividade mas desejam continuar o curso na universidade.
Se aplica a alunos que já concluíram créditos e atividades exigidas pelo programa de pós-graduação ou não há atividades no sistema disponíveis para matrícula no referido período.
Ao clicar naquele botão, abre-se a janela ilustrada na Figura 13 com instruções e um campo para preencher a justificativa. Para enviar basta clicar no botão “Confirmar e Enviar”.

Em Construção...