SUP:SGRF:CntRetecoes
De Wiki Unioeste NTI
Revisão de 07h37min de 21 de dezembro de 2011 por Marcospaulo (discussão | contribs) (Criou página com 'VoltarVoltar a Página Inicial *10/01/2007 * '''Problema''': ao pagar uma fatura para uma pessoa física ou jurídica, existe...')
- 10/01/2007
- Problema: ao pagar uma fatura para uma pessoa física ou jurídica, existem casos que farão com que o valor bruto da fatura seja diminuído, gerando um novo valor, que é o líquido real que deverá ser pago. Isso acontece quando:
- 1. a Unioeste, ao pagar um fornecedor, deve reter um valor que deverá ser pago para uma instituição, como, por exemplo, o INSS. O sistema deve permitir o controle desses valores para no fim do mês indicar ao usuário todas as retenções que devem ser pagas.
- 2. ao pagar um fornecedor que entregou uma mercadoria com atraso, a Unioeste pode cobrar uma multa. Nesse caso, o valor da multa será retido. O valor da multa será subtraído do valor bruto, gerando o valor líquido que será pago ao fornecedor.
- Solução: deve-se criar campos na tabela que armazena a baixa, para guardar o valor bruto e o valor líquido. Nos casos onde não haja retenção nem multa, os dois valores serão iguais. Nos outros casos, o valor real a ser cobrado do fornecedor será o valor líquido, e este também é o campo que deverá ser mostrado nos relatórios de consolidação das operações. Deve existir uma tabela vinculada à baixa, que armazena as retenções para uma dada baixa. O valor líquido será calculado tomando-se o valor bruto subtraído do somatório das retenções (ou desconto). Ao cadastrar uma retenção, o sistema deve habilitar o cadastro de uma fatura a pagar para a instituição que vai receber a retenção (p. ex., o INSS). Este cadastro de fatura deve ser feito para que o dinheiro que deve ser usado para tal pagamento já fique reservado. No caso de descontos, não haverá este cadastro de nova fatura, pois o dinheiro é simplesmente retido na conta corrente do pagamento.
- Funcionamento da baixa das faturas de retenção geradas:
- Passo 1: deve haver uma tela de consulta das faturas de retenção; o usuário poderá exibir e selecionar as faturas que deseja baixar
- Passo 2: deve haver um botão para baixar as faturas selecionadas; ao clicar neste botão, deve abrir uma tela que solicita informações comuns, que serão usadas para baixar automaticamente todas as faturas; a operação que deve ser usada para baixar é um tipo que não gera crédito nem débito (nula); ao clicar no botão de confirmação desta tela, todas as faturas serão baixadas
- Passo 3: após isso, deve abrir a tela de cadastro de fatura, onde será cadastrada uma fatura que possuirá o somatório dos valores de todas as faturas baixadas no passo anterior; está será a fatura real, cujo valor será pago para a instituição recebedora da retenção; aqui deve existir um procedimento que consulta todos os rateios utilizados nas baixas do passo anterior, de forma a inserir automaticamente esses centros de custo nesta nova fatura; essa nova fatura deve ter seu código de identificação vinculado com todas as outras faturas de retenção, para controles posteriores.
- Controles posteriores:
- 1. ao editar a nova fatura gerada, controlar o valor, para que este se mantenha consistente com o somatório das faturas de retenção
- 2. ao excluir a nova fatura, estornar todas as baixas das faturas de retenção
- 3. não permitir excluir uma fatura de retenção, nem permitir o estorno da sua baixa, caso já exista a nova fatura gerada (se isso for permitido, gerará uma inconsistência no valor da nova fatura)
- Regras de Negócio:
- Inserção de retenção:
- abrir tela de cadastro de retenção, habilitando todos os campos;
- habilitar botão para que o usuário possa cadastrar a fatura referente à retenção;
- caso o usuário cadastre a fatura, manter o valor da retenção consistente com o valor da fatura recém cadastrada;
- Edição de retenção:
- abrir tela de cadastro de retenção, habilitando todos os campos;
- habilitar botão para que o usuário possa editar a fatura referente à retenção, caso esta exista; caso não exista, habilitar botão para cadastro;
- caso o usuário cadastre a fatura, manter o valor da retenção consistente com o valor da fatura recém cadastrada;
- Inserção de retenção:
- Observação: Criar vínculo da tabela de retenção com a tabela de centro de custo para que quando necessite mostrar contas pagas que tenham retenção, se saiba em qual centro de custo a retenção foi gerada, ou seja, assim, é possível saber em qual rubrica houve desconto no valor.