Clínicas de Odontologia atendem 25 municípios da região Oeste

As Clínicas Odontológicas da Unioeste atendem pacientes advindos de 25 municípios ligados à 9ª Regional de Saúde, a maior parte pelo Sistema único de Saúde (SUS). Acompanhados por docentes altamente qualificados em cada especialidade, os alunos oferecem aos pacientes do SUS, atendimento com o diferencial de ter o tripé ensino, pesquisa e extensão universitária.

O atendimento das clínicas é realizado via Unidade Básica de Saúde (UBS) do município ou bairro de origem do paciente, em Cascavel e região e na própria clínica.

A diretora do ambulatório, Marina Berti, docente admitida em 2013, defende a excelência e explica que trabalhar com o propósito de ser melhor a cada dia, torna-se elementar para que o curso mantenha seus patamares de avaliação nos melhores indicadores.

Entre as conquistas do curso, cita, está o mestrado em Odontologia, em 2013, o que exigiu altos investimentos oferecidas ao todo, doze vagas aos graduados em duas linhas de pesquisa sendo em: Patologia aplicada à Clínica Odontológica e Materiais Dentários aplicados à Clínica Odontológica.

A docente acrescenta, ainda, que muitos dos alunos formados pela clínica, qualificara-se, fizeram concurso público e hoje integram o corpo docente do complexo odontológico.

Outro fator importante é a concorrência para o vestibular de odontologia, motivado pelo mercado mundial. O Brasil é reconhecido como uma das grandes referências globais no mercado dentário, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), e encontra-se entre os líderes do ranking mundial.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE) aponta o Brasil como o segundo país que mais realiza procedimentos odontológicos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Na avaliação dos docentes e gestores, o curso e as clínicas odontológicas conseguiram atingir objetivo original de sua criação, sendo um dos marcos da história da Universidade. Atualmente oferta 40 vagas anuais e já formou mais de mil cirurgiões dentistas.  Porém, os desafios continuam, com novas perspectivas sempre.

Infraestrutura

Inaugurada em 1999, a Clínica Odontológica da Unioeste serve de infraestrutura aos cursos de graduação e pós-graduação em Odontologia, onde são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão, proporcionando tratamento odontológico gratuito, a população de Cascavel e região.

Com o credenciamento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Clínica Odontológica da Unioeste passou a fazer parte do Sistema Único de Saúde - SUS, se tornando o serviço de referência em odontologia nas áreas de cirurgia, periodontia, endodontia, estomatologia e atendimento a pacientes com necessidades especiais de Cascavel e região.

Os agendamentos ocorrem da seguinte forma: na graduação por meio do encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde ou outros serviços de saúde município de Cascavel. Mais informações pelo fone (45) 3220-3241.

Já na Clínica Odontológica da Pós-graduação com inscrição prévia, divulgada nos meios de comunicação de Cascavel e região, e direcionada a turma de especialização que será formada.

No Centro de Especialidades Odontológicas da Unioeste (CEO), por meio do encaminhamento (referência) das Unidades Básicas de Saúde dos municípios pertencentes a 10a. Regional de Saúde.

Segundo informações obtidas junto aos últimos levantamentos, são atendidas as especialidades de Estomatologia, Endodontia, Prótese (Total), Periodontia e Cirurgia. Maiores informações.

As Clínicas estão localizadas à rua Universitária, 2069. Informações no endereço Eletrônico: https://www.unioeste.br/portal/servicos-cascavel/clinica-de-odontologia.

Na entrevista com a diretora do ambulatório, Marina Berti “Excelência. Esta é a palavra que define o nosso propósito”. Acompanhe o que ela diz:

Texto e entrevista: Mara Vitorino