Dinâmica e normas de funcionamento dos grupos

OS GRUPOS DE ESTUDO NAS ESCOLAS

 

I - Orientações Iniciais:

  1. Cada Grupo de Estudos é composto de 10 encontros presenciais e/ou virtuais.
  2. Cada encontro tem um tema apresentado por meio de um texto de uma bibliografia específica e um roteiro de questões para auxiliar o estudo.
  3. Este Roteiro de Estudos compõe-se de questões que buscam auxiliar a compreensão e a interpretação dos textos. O estudo individual do texto e sistematização das questões, precisa ser entregue ao relator do grupo para certificação.
  4. As Bibliografias e os Roteiros de estudos estão disponibilizados no ícone de cada Encontro.

 

II - A dinâmica do Grupo de Estudos:

 

- Os Grupos de Estudo se organizam com um número de 3 a 12 pessoas, para possibilitar melhor participação, diálogo e envolvimento. Se numa mesma escola houver, por exemplo, 16 pessoas interessadas, organizam-se dois grupos com oito pessoas pois, o objetivo é que cada participante dialogue sobre suas leituras, percepções, reflexões e não apenas ouça os diálogos.

- Os grupos funcionam na modalidade de autogestão, por isso, podem ser organizados em diferentes locais e espaços como escolas, associações comunitárias ou mesmo na casa dos participantes, em que o acesso for mais fácil para a participação de todos/as.

- Os participantes são professores, agentes I e II, estudantes, universitários, estagiários e/ou outros interessados.

- Cada grupo deve ter um coordenador/a e um relator/a para coordenar a participação e a entrega dos estudos individuais, mediante a assinatura de lista de presença das duas atividades.

- As etapas de formação para certificação serão anuais. Cada curso desenvolve-se em 10 Encontros com 6h cada: 2h30m para leitura e estudo individual com o roteiro e 3h30m para estudo e diálogos no coletivo.

 - O certificado será de acordo com as horas de participação nos estudos, não há frequência mínima. O/a coordenador/a e relator/a terão outra certificação de 20 horas pelo trabalho dedicado ao grupo.

- É importante ter cuidado com o andamento do grupo, por isso, o/a coordenador/a e relator/a precisam estar próximos e criar um ambiente favorável ao encontro. Pode-se utilizar os aprendizados da Educação do Campo: a mística e a recepção dos participantes, a distribuição das tarefas, os informes, a leitura do relato do encontro anterior, a apresentação do estudo do dia e os diálogos do estudo. Outra prática que pode ser retomada, é compartilhar um lanche organizado conforme o horário de trabalho e as condições de cada grupo.

-  As bibliografias e os roteiros de estudos, de todos os Grupos de Estudo, encontram-se no ícone: Programa de Estudos. Cada grupo de professores pode escolher qualquer Tema para realizar seus Estudos, isso porque sempre teremos grupos iniciantes, grupos queiram estudar um tema novo uma vez que que já estão a dois ou três anos no processo. Não tem problema! Estão disponíveis ao todo 12 Grupos de Estudos, com diferentes temas, a fim de contemplar os diferentes momentos das escolas.

 

III - Cadastro do Grupo de Estudos:

 

- Dentro do prazo escolhido pelo grupo, o/a coordenador/a seguirá as orientações:

  1. Preencher a Ficha de Inscrição da Refocar.
  2. Enviar a Ficha de Inscrição de cada participante, juntamente com uma listagem dos participantes, para o e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., solicitando a inscrição/formação do seu Grupo de Estudos.
  3. Aguardar a confirmação do grupo e organizar-se para iniciar o processo de formação continuada em seu Grupo de Estudos.

 

IV - Cabe ao coordenador/a do Grupo de Estudos:

- Definir coletivamente com os inscritos as datas dos momentos de estudo;

- Fazer um grupo do WhatsApp para contato: datas, horários e leituras de cada encontro;

- Estimular os diálogos sobre questões do estudo trazidos pelo roteiro ou que aparecem durante o encontro.

- Enviar ao coordenador da Refocar o resumo das presenças para a certificação anual.


         V - Cabe ao Relator/a do Grupo de Estudos:

- Organizar uma lista com nome, e-mail e telefone dos participantes;

- Controlar a assiduidade nos estudos e a assinatura na lista de presença de cada Encontro e da entrega dos estudos do Roteiro;

- Anotar as dúvidas e ou questões que precisem de maior estudo ou esclarecimento para levar aos Encontros Presenciais.

 

VI. Observação:

 

- As sugestões, comentários, dificuldades, dicas de novos textos e temas a serem estudados e outras questões, devem ser enviadas para o e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

VII - Grupos de Estudos:

 

a) Grupo de Estudos 1: Questões introdutórias para compreender a educação do campo.

b) Grupo de Estudos 2: Planejamento coletivo interdisciplinar e instrumental metodológico.

c) Grupo de Estudos 3: Aprofundamento sobre o dossiê do inventário da realidade das escolas - região sudoeste – PR.

d) Grupo de Estudos 4: Agroecologia nas escolas públicas no/do campo.

e) Grupo de Estudos 5: Aprender, ensinar e planejar na escola pública no/do campo.

f) Grupo de Estudos 6: Práticas Pedagógicas e referências das escolas públicas no/do campo.

g) Grupo de Estudos 7: Agroecologia e cuidado da vida nas escolas públicas do campo.

h) Grupo de Estudos 8: Curso de tecnologias do ensino remoto.

i) Grupo de Estudos 9: Projeto Educativo-formativo das escolas públicas no/do campo.

j) Grupo de Estudos 10: Escolas Multianos nos Anos Finais do Ensino Fundamental – formas de tratar o conhecimento e os saberes.

l) Grupo de Estudos 11: Ensino médio no/do campo: pedagogia da alternância regular, projetos de vida, agroecologia, agricultura de base ecológica para produção de alimentos e educação do campo.

m) Grupo de Estudos 12 - Biodiversidade nas escolas públicas no/do campo: festas das sementes crioulas e abelhas sem ferrão.

 

COMO SE DÁ O ACOMPANHAMENTO ÀS ESCOLAS

 

No processo vivenciado com escolas com estas características, desde 2015, foi evidente a forte adesão dos professores ao processo de acompanhamento às escolas e de formação continuada, mesmo quando isso lhes demandou grandes desafios. Percebemos, também, que a criação de vínculos com as comunidades, com os colegas de série por conta do planejamento coletivo, com os educandos na relação estudo X ensino, lhes fortaleceu a identidade e o reconhecer-se “professor da escola do campo”.

Dessa forma, constata-se que a rotatividade dos professores faz com que não se criem vínculos nas escolas onde trabalham, levando os professores, muitas vezes, a se desinteressar pela especificidade da escola, da comunidade e dos sujeitos que ali vivem e estudam, assim como pelos resultados de seu trabalho. Contudo, mediados por esta proposta da Refocar, passaram a se articular entre as escolas, a trocar conhecimentos e formas de trabalho entre uma e outra, sentindo-se parte de um coletivo maior.

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